11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

Geração de renda: 9 mitos do empreendedor de primeira viagem

Muita gente ainda alimenta uma visão romântica em relação ao negócio próprio. O objetivo deste texto é desfazer alguns mitos e clarear a sua visão.

 

Algumas pessoas partem para montar o seu próprio negócio por vontade própria. Mas muita gente termina empreendendo por necessidade mesmo.

Escrevo “necessidade”, porque talvez tenha perdido o emprego ou porque precisa “dar seus pulos” para fazer mais dinheiro e conseguir equilibrar o orçamento.

Seja como for, empreender não é algo simples. O risco é alto. A maioria das empresas não dura mais do que 2 ou 3 anos. Mas também é uma porta que pode levar a um futuro magnífico, se tudo der certo.

Então, eu quero compartilhar com você 10 mitos sobre o empreendedorismo. Se você quiser ou precisar entrar nessa aventura, que você entre com os “pés no chão”, com uma visão mais realista possível:

Mito 1: Para ter o meu negócio próprio eu preciso ter muito dinheiro.

Fato: Você pode começar o seu negócio com pouco ou até com nenhum dinheiro. Se você tiver um bom (bom mesmo) projeto, com um bom propósito, você pode conseguir investidores ou sócios.

Mito 2: Não preciso saber vender, porque meu produto ou serviço é bom e se vende sozinho.

- Publicidade -

Fato: Esqueça. Uma das coisas mais importantes num negócio é o empreendedor saber se comunicar bem, persuadir os clientes, desenvolver técnicas avançadas de negociação, conhecer sobre comportamento humano, enfim, se capacitar (e muito) em tudo relacionado às vendas. Se você não gosta disso, lamento, mas as chances do negócio não dar certo são grandes.

Leitura sugerida: Como fazer renda extra? Confira 5 serviços para prestar!

Mito 3: Quando eu tiver o meu próprio negócio poderei trabalhar a hora que quiser e fazer o que quiser.

Fato: Você poderá sim, mas no início do negócio é provável que seja o contrário. Você irá trabalhar o dobro de um emprego convencional e terá que fazer muitas atividades que você não gosta, até que o negócio comece a dar lucros e você possa pagar outras pessoas para fazer o que você não gosta.

- Publicidade -

Mito 4: A minha ideia de negócio é ótima e vale muito.

Fato: Vale sim, mas só para você. Para os outros não passa de mais uma ideia num mar de ideias que surgem o tempo todo. O valor está na capacidade de desenvolver essa ideia e transformá-la num bom negócio.

Mito 5: Não preciso saber sobre marketing, porque a propaganda boca a boca é o melhor jeito de divulgar o meu negócio.

Fato: Precisa sim. E não apenas de marketing, mas precisa aprender um pouco de cada área que envolve o empreendimento. Não precisa se tornar um especialista, mas é fundamental você conhecer o processo como um todo, para ter condições de acompanhar tudo o que envolve o seu negócio. Quanto mais ampla a sua visão, mais chances de você ser bem sucedido.

Mito 6: Vou montar meu negócio e nunca mais terei um chefe chato.

Fato: É uma verdade parcial, porque de um lado você fica livre do chefe, mas de outro você tem que suportar clientes difíceis, funcionários de todo tipo, fornecedores folgados e que não priorizam você, sócios problemáticos e por aí vai.

Mito 7: Não preciso saber sobre finanças empresariais, porque o que importa é que o dinheiro entre.

Fato: A alma do seu negócio está no fluxo financeiro. É muito importante que você compreenda todos os números que envolvem o negócio, como as projeções financeiras, os balanços semanais, mensais, anuais, compromissos financeiros futuros, custos, prazos e por aí vai.

Vídeo sugerido: Ideias de negócios por R$ 1.000 (ou menos) para lucrar 200% ao mês (ou mais)

Mito 8: Vou ganhar muito dinheiro com meu negócio (e rápido).

Fato: Se esse é o seu objetivo, nem comece. Digo isso porque os obstáculos ao longo do caminho são muitos. A burocracia é enorme. E com tudo isso você vai terminar desistindo se não tiver uma mente perseverante e orientada ao longo prazo. Ao invés de ver dinheiro rápido, o mais provável é que você trabalhe por meses sem ver a cara do dinheiro, até que ele comece lentamente a aparecer.

Mito 9: As pessoas irão me ajudar a desenvolver o meu próprio negócio.

Fato: Lamento, mas as pessoas não estão tão preocupadas assim com você. Por isso, é você mesmo quem tem que se dedicar por completo e ser muito proativo, principalmente no início do seu negócio. Não espere por ninguém, afinal é o “seu” negócio.

Conclusão

Não escrevi esse texto para desmotivar você no empreendedorismo. Ao contrário, meu desejo é que você saiba bem onde está entrando. Empreender exige um bom preparo mental e até espiritual. Você precisa ter um senso de missão muito forte, pois é isso que vai fazer você permanecer no caminho, quando parecer que tudo está conspirando contra você.

Eu já empreendo há décadas. Faço isso por opção. Então eu posso dizer com propriedade: não é fácil, mas na minha visão, compensou e compensa cada esforço e cada desafio vencido.

Então, se você estiver pensando em empreender ou já estiver nessa jornada, eu te desejo muito sucesso, de coração mesmo. Com perseverança, foco, preparo e fé, você alcançará seus objetivos. Avante!

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress