13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

Por que o dinheiro tem mais a ver com psicologia do que com finanças

Controlar o próprio dinheiro não se trata apenas de criar uma planilha e lançar valores; é fundamental mudar o comportamento.

Quando se fala em organizar as finanças da casa, o que muita gente faz é elaborar planilhas, baixar aplicativos e planejar os gastos dos meses à frente, pensando numa forma de pagar o que deve e finalmente começar a guardar dinheiro. 

Mas os meses e os anos passam e o que acontece? Nada. As coisas simplesmente não acontecem como foram planejadas. 

Só que o problema não está nas planilhas e nos aplicativos. 

Na verdade, essas ferramentas são ótimas para fazer a gestão da sua grana. No entanto, muita gente nem para pra pensar que o dinheiro tem muito mais a ver com psicologia do que com finanças. 

Tem muito mais a ver com comportamento do que com cálculos. 

E o seu comportamento em relação ao dinheiro é afetado por sua história de vida. 

É por isso que planilhas e aplicativos não são suficientes pra você conseguir guardar dinheiro. Enquanto não mudar seu comportamento, nada feito. 

DICA DE LEITURA: CONHEÇA OS 9 HÁBITOS QUE IRÃO DEIXAR A SUA VIDA MAIS RICA

- Publicidade -

Otimismo exagerado 

Um comportamento que atrapalha muito é o excesso de otimismo em relação ao futuro. 

Não que seja errado ser otimista. Na verdade, muita gente nem entende direito o sentido de “otimismo”. 

Sabe o que essa palavra significa? 

- Publicidade -

Não é acreditar que tudo vai dar certo. Ser otimista é acreditar que, no longo prazo, as coisas vão dar certo, mesmo que no meio do caminho surjam problemas. 

Está entendendo a diferença? 

Quem é otimista está ciente de que algumas coisas podem dar errado, mas no final das contas as coisas vão ficar bem. 

Às vezes é difícil ter essa noção de que algumas coisas podem dar errado, porque a gente se baseia muito em precedentes. Por exemplo, se um membro bem próximo da sua família tem problemas mais sérios de saúde e já precisou fazer algumas cirurgias, é mais fácil compreender que em algum momento vai surgir uma emergência de saúde. 

Mas se isso nunca aconteceu na sua família, talvez você não se preocupe tanto com isso. 

ASSISTA AO VÍDEO: POR QUE NUNCA SOBRA DINHEIRO NA SUA CASA

O mesmo acontece na economia. 

Lá na década de 1930 aconteceu a Grande Depressão, que foi uma recessão que prejudicou demais a economia. Quando as coisas estavam melhorando, veio a Segunda Guerra Mundial. 

Quem iria imaginar aquilo? Afinal, não dá pra pegar dados históricos e montar um gráfico pra prever quando vai acontecer uma guerra. 

Há pouco tempo surgiu outro problema de certo modo sem precedentes, que foi a pandemia. E olha que louco: as pandemias acontecem de tempos em tempos, e várias pessoas, tipo o Bill Gates, já avisavam que logo iria acontecer uma pandemia. 

Mas isso parecia longe demais de acontecer, por ser um evento sem precedentes na nossa geração. 

Até ocorreram algumas epidemias menores, mas elas não foram suficientes pra fazer a gente entender que existia a possibilidade de começar uma pandemia. 

O ser humano tem muito disso, de se basear em precedentes pra se planejar. Só que a gente esquece que os precedentes foram acontecimentos sem precedentes. 

DICA DE LEITURA: CONHEÇA A FÓRMULA DO ENRIQUECIMENTO

Emergências financeiras 

Pensar nisso vai te ajudar nas suas finanças. Você precisa ter em mente que pode acontecer na sua vida um evento sem precedentes que vai te fazer precisar de grana. 

Isso pode ser lá na frente, quando você for se aposentar, e também pode ser antes, se surgir alguma emergência. Quem sabe até uma possibilidade de um negócio de ocasião? 

Você pode precisar de dinheiro. Ou, se você vier a faltar, sua família provavelmente vai precisar de recursos. 

Quando isso acontecer, de onde sairá essa grana? 

Uma das principais atitudes que você pode tomar é guardar dinheiro. Do contrário, talvez você recorra a parentes. Ou, o que é mais provável, você vai recorrer ao banco. 

Aí, meu amigo, você tem grandes chances de passar aperto. Você sabe muito bem que os juros vão prejudicar demais a sua renda. 

Então, põe isso na sua cabeça. Planilhas e aplicativos são uma coisa boa, mas, nenhum deles nos faz economizar dinheiro. Enquanto você não mudar seu comportamento em relação às suas finanças, você não vai conseguir se preparar para o futuro. 

Antes de comprar uma coisa, pense bem. Será que você precisa mesmo daquilo? Será que tem que ser agora? Será que você dá conta de pagar? Será que dá pra manter sem passar aperto? 

DICA DE LEITURA: O PODER DAS PALAVRAS PERSUASIVAS PARA FISGAR O SEU DINHEIRO

Quando mudar seu comportamento, aí sim, você vai conseguir guardar dinheiro. 

Assista ao vídeo abaixo para entender o assunto de maneira mais profunda e ver dicas de como se aposentar com tranquilidade. 

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress