Mas como o nome diz, espera-se que o rendimento desses investimentos seja algo fixo, conhecido, sabido, certo? Depende. E vou explicar isso para você usando um desses produtos como exemplo.
Certa vez um amigo meu me disse: “Cara, eu fiz um investimento num título público federal do programa Tesouro Direto, aquele título Tesouro IPCA+. Adivinha o que aconteceu no mês passado! A rentabilidade ficou negativa! Perdi dinheiro! Como pode um absurdo desses, se eu fiz questão de colocar meu dinheiro num investimento de baixíssimo risco?”
Eu logo disse para ele não ficar preocupado. Ele estava diante de um fenômeno muito corriqueiro nesses tipos de títulos públicos: a MaM.
Vídeos recomendados: Canal – Dinheiro Com Você
O que é a Marcação a Mercado – MaM
MaM é a abreviação do termo Marcação a Mercado. É um conceito de matemática financeira que se aplica a alguns tipos de investimentos.
A marcação a mercado, aqui no nosso exemplo, informa quanto esse título Tesouro IPCA+ valeria se ele fosse vendido (ou comprado) naquele instante.
Em outras palavras, é tipo uma “atualização” do preço desse título, que pode ser um ativo de renda fixa ou uma cota de um fundo de investimento.
Essa atualização (ou marcação) acontece diariamente. Ela é influenciada pela famosa lei da oferta e demanda. E também é influenciada pelo comportamento dos mercados primário (onde o ativo é vendido pela primeira vez) e secundário (onde os investidores negociam a venda do ativo para outros investidores).
A marcação a mercado é um jeito de atender às negociações desses ativos que são realizadas hoje (presente), em relação às valorizações ou desvalorizações do ativo desde o início do investimento até o vencimento.
A MaM mostra a performance do ativo e cria um “peso” entre o interesse de compra e de venda.
A MaM também causa um equilíbrio dos valores para os investidores que querem vender os seus ativos antes do prazo de vencimento, porque ela faz um ajuste da rentabilidade conforme o valor real do ativo no dia da venda.
E se nesse dia a lei da oferta e demanda, que por sua vez é influenciada por diversos fatores políticos e econômicos, estiver pesando a favor do seu investimento, você poderá lucrar mais que o esperado se vender seu título antes do vencimento.
Mas o contrário também é verdadeiro. Se o peso estiver contra o seu investimento, você poderá ter algum prejuízo se vender seu título antes do vencimento. Não há como prever o comportamento da MaM.
No caso dos fundos de investimento, a MaM garante que o preço da cota fique igual para todos, trazendo até mais transparência no que diz respeito ao desempenho do fundo de investimento.
Leitura recomendada: Você é um investidor ou um especulador? Entenda a diferença
Como escapar da Marcação a Mercado?
Aqui uma informação importante para você: se o investimento for mantido até a data de vencimento que foi acordada, aconteça o que acontecer no meio do caminho por conta da MaM, no final, você irá receber a rentabilidade que foi acordada lá no início.
Por isso que lá no começo eu disse que depende. Se você levar seu investimento até o fim, você receberá exatamente a rentabilidade combinada, ou seja, a renda será fixa.
Mas se você vender antes do prazo, a MaM poderá fazer com que a sua rentabilidade não seja fixa, mas variável, para cima ou para baixo.
Se você acha que poderá precisar desse dinheiro antes do vencimento, prefira os produtos financeiros que não sofrem Marcação a Mercado, como o título público Tesouro Selic. E desejo sucesso nos seus investimentos!