29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

IPCA registra queda de preços de 0,29% em setembro

Apesar da queda, o IPCA ainda acumula altas de preços de 4,09% ao ano

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta terça-feira (11), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro. Pelo terceiro mês seguido foi registrado deflação, queda de preços, desta vez de 0,29%. O recuo de preços, no entanto, foi menos acentuado do que os observados em agosto (-0,36%) e julho (-0,68%). Apesar das recentes quedas, o IPCA acumula alta no ano, 4,09%. Já nos últimos 12 meses, o aumento de preços chega a 7,17%.  

 

 

LEIA MAIS 

Inadimplência e endividamento atingem maiores valores em 12 anos

76% dos consumidores pretendem comprar presentes de Dia das Crianças
 

 

- Publicidade -

COMBUSTÍVEIS 

Dos grupos de despesas pesquisados, transportes foi o agrupamento que teve queda mais significativa em setembro, fechando o mês em -1,98%. Para Pedro Kislanov, gerente de pesquisa do IBGE, há o impacto direto da redução nos preços dos combustíveis. “Principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços”, explica Kislanov.

Também apresentaram deflação: 

- Publicidade -

– Comunicação (-2,08%)  
– Artigos de residência (-0,13%)   
– Alimentação e bebidas (-0,51%).

Por outro lado, cinco grupos tiveram alta de preços:  

– Vestuário (1,77%)  
– Despesas pessoais (0,95%) 
– Habitação (0,6%) 
– Saúde e cuidados pessoais (0,57%)   
– Educação (0,12%) 

 (Com informações de Vitor Abdala/Agência Brasil) 

LEIA TAMBÉM 

Pressão correta dos pneus é fundamental para a segurança

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress