10 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Receita Federal alerta para golpe de empréstimos utilizando Pix

Supostas empresas de crédito condicionam a liberação do valor ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras

  

A Receita Federal alertou, na última quinta-feira (30), que recebeu vários relatos de golpes envolvendo empréstimos e aproveitou para dar orientações de como evitá-los. De acordo com o órgão, as supostas empresas de crédito condicionam a liberação do valor ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Para convencer a vítima a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro, os estelionatários mostram notificações e documentos de arrecadação falsos.

De acordo com os relatos recebidos pela Receita, o pagamento das supostas taxas ou IOF são feitos por meio de transferências via Pix para pessoas físicas.  

 

VEJA TAMBÉM 
Superintendência do Cade aprova venda de ativos da Unidas para Grupo Brookfield
 
Confira as 5 coisas que podem falir sua empresa e saiba evitá-las 

“Trata-se de golpe, já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência”, informa o órgão em nota.

O recolhimento do IOF é feito apenas mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela entidade que fornece o crédito e não pelo contribuinte.

- Publicidade -

Além disso, os servidores da Receita não prestam serviços de empréstimos à população e nem entram em contato para cobrar esses tipos de taxas.

Caso haja suspeita de golpe, a orientação do órgão é registrar um boletim de ocorrência com a polícia, fornecendo todas as provas possíveis.  
 
LEIA MAIS  
Mulheres criam startups focadas em reter mães no mercado

- Publicidade -
plugins premium WordPress