Por Eduardo Gregori
edugregori@gmail.com
As viagens com foco para o campo, meio ambiente e fora dos grandes centros serão o hit deste ano. Entretanto, além de destinos como Bonito ou a Chapada Diamantina, onde a natureza reina absoluta, é possível viajar para lugares mais próximos e ainda assim escapar de aglomerações, ter tranquilidade e apreciar a imensidão da natureza.
O Carnaval, que já está chegando, é uma boa oportunidade de experimentar destinos com foco em bem-estar, onde é possível deixar o corre-corre do dia para trás, esquecer o relógio e amenizar o estresse. Um destes lugares quase que mágicos é Santo Antônio do Pinhal.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Ao lado de Campos do Jordão (15 km), a charmosa cidade pode se gabar de não importar de sua vizinha a aglomeração comum dos turistas. Com uma pegada mais voltada para o encontro com a natureza, Santo Antônio do Pinhal é uma ótima opção para quem procura tranquilidade, clima ameno e boa gastronomia.
Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo. O ar puro a uma altitude de 1143 metros oferece passeios na montanha, trilhas de vários níveis de dificuldade e a observação da fauna e da flora.
Pássaros
Santo Antônio do Pinhal foi inserida no Circuito de Observação de Pássaros do Estado de São Paulo. São aproximadamente 269 espécies que podem ser observadas ou fotografadas nas trilhas existentes na cidade.
Voo livre
A cidade também oferece opções para quem curte adrenalina. Com 1700m de altitude, o Pico Agudo é considerado um dos melhores pontos para voo livre no Brasil, com visão 360 da região, desde a Pedra do Baú até o vale do Paraíba. O lugar é ideal para a prática de voo livre e há passeios em dupla para iniciantes. Além disso, a cidade também conta com atividades como arvorismo, rapel, cascading, trekking, mountain bike, passeios off-road, e a cavalo.
Gastronomia
Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela gastronomia. A região central é repleta de restaurantes, mais de 60, que oferecem desde a boa e saborosa comida caseira à alta gastronomia. Além de diversos empórios com produtos locais e cervejarias artesanais
Hospede-se na região
Aproveite a viagem para dar um pulo em Campos do Jordão, que no verão fica mais tranquila. Uma opção de hospedagem na cidade é o Golden Park. O café da manhã está incluso na tarifa. Infraestrutura conta com playground, quadra, área de exercícios ao ar livre, lago com pedalinho e, com custo à parte, piscina coberta e aquecida, ofurô e sauna. São cinco opções de acomodação. Todas possuem aquecedor, TV com canais a cabo, secador de cabelo e amenities.