A região de Calhetas, em São Sebastião (SP), apesar de pequena, apresenta uma grande variedade de locais para quem deseja conhecer a área. A praia está localizada no Litoral Norte de São Paulo, conta com trilhas, cachoeiras e mirantes, onde é possível praticar atividades, criar e registrar belas memórias.
Mesmo sendo pouco conhecida, ela atende as expectativas dos turistas, desde banhistas aos mais aventureiros. Conheça mais sobre as atividades disponíveis nessa península que se estende rumo ao mar.
LEIA MAIS
Como remarcar uma passagem de ônibus?
Show de Madonna vai movimentar rodoviárias
Natureza
O cenário paradisíaco conta com:
- Praia
- Trilha
- Cachoeira
- Mirante
Pela localização de Calhetas, é possível vislumbrar dois visuais distintos:
De um lado, uma faixa de areias douradas e finas, um verdadeiro convite para momentos de relaxamento e contemplação, contando com:
- Baía de águas de tons que mesclam verde e azul
- Espaços para práticas de snorkeling e para conhecer a vida marinha local
- Peixinhos coloridos ao lado de rochedos e tartarugas
Do outro lado, há pedras dominando a areia e originando piscinas naturais:
- Praia selvagem
- Mirante e coqueiros
- Vegetação mista rasteira e arbustiva
Como opção para quem curte, a quase 200m da faixa de areia, está localizada a cachoeira Calhetas. Para acessá-la, tem uma fácil trilha, mas exige atenção no trecho de vegetação rasteira. A área conta com pedras que facilitam a prática de rapel, para quem deseja se aventurar, só é necessário contratar uma agência para tanto.
Já para quem prefere a água salgada, terá que acessá-la a pé por meio de uma propriedade particular, com entrada pela Rio-Santos na altura do km 144. A caminhada até a faixa de areia dura cerca de dez minutos por uma estradinha de paralelepípedos.
Alimentação
A praia não tem barraquinhas de comida ou bebida, é recomendado levar o próprio lanche e água. Também é necessário ter ciência de recolher tudo o que levar, pois o lugar é cuidado pela população local e mantido limpo, além do risco de atrair animais silvestres com os resíduos deixados.
Como opção para fazer sua refeição, tem regiões com paisagens incríveis para estender a canga e montar um piquenique, por exemplo, colocando-se de frente para o oceano e ganhando a ilha de Toque Toque como fundo.
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM