Uma companhia aérea da Nova Zelândia, a Air New Zealand, anunciou que irá pesar seus passageiros antes do embarque. Segundo a CNN americana, a iniciativa será realizada apenas para os voos internacionais que saírem do aeroporto de Auckland, e vai estar em vigor até dia 2 de julho de 2023. Essa determinação atende ao pedido da Autoridade de Aviação Civil do país.
A medida faz parte de uma pesquisa de peso do passageiro, como uma forma de coletar dados sobre a carga e distribuição de peso dos aviões, segundo a empresa. De acordo com Alastair James, especialista em melhoria do controle de carga da companhia aérea, costuma ser pesado tudo que vai dentro das aeronaves, desde a carga até as refeições que são servidas a bordo. “Para clientes, tripulantes e malas de cabine, usamos pesos médios, que obtemos ao fazer esta pesquisa”, completou.
LEIA TAMBÉM
Vai viajar nas férias? Confira 5 dicas para aproveitar alta temporada com tranquilidade
Confira 5 motivos para fazer a viagem de trem de Curitiba a Morretes
Para a pesagem, será solicitado que os viajantes fiquem em uma balança digital quando fizerem o check-in para o voo. Como nem todo mundo costuma gostar de revelar o seu peso, a Air New Zealand também disse que irá tornar os dados anônimos.
O registro que for feito pela balança será submetido à pesquisa, mas o agente que estiver realizando a pesagem não conseguirá visualizá-lo em sua tela. Além disso, os passageiros também vão precisar colocar suas bagagens em outra balança idêntica, para que sejam pesadas de forma separada.
Apesar da repercussão, essa não é a primeira vez que a companhia aérea realiza a pesagem dos passageiros. Em 2021, já havia sido feita uma pesquisa do tipo com viajantes de voos domésticos. Porém, a dos voos internacionais foi adiada por conta da pandemia.
LEIA MAIS
Imposto de Renda 2023: saiba o que acontece se perder o prazo