20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Conhece Nevada nos EUA? destino é para aventureiros

Estado americano conhecido pelos cassinos também é destino para quem busca adrenalina em off-roads

Você sabia que quase 85% de Nevada é terra pública? Isso significa que há literalmente milhares de caminhos de terra, trilhas e pistas que se cruzam em mais de 300 cadeias montanhosas, vales abertos, cânions desérticos para serem explorados em off-roads.

Digamos que o turista comece a visitar Nevada em Reno ou Las Vegas e tenha mais dias e um espírito aventureiro. Então é a oportunidade para desvendar ainda mais o chamado Silver State percorrendo sua geografia feita recortada por bacias e cordilheiras, terreno ideal para quem quer seguir a estrada.

O que é preciso para começar?

Lanterna, fogareiro portátil e (o combustível correspondente), cadeiras de acampamento, local para dormir em uma barraca ou dentro do veículo, toalhas, conjunto de cozinha de acampamento: tigelas/copos/talheres, etc, protetor solar e repelente de insetos, sacos de lixo, resfriador, binóculos e câmera, algum jogo de tabuleiro, cinta de reboque, cabos jumper, kit de remendo para pneus, kit de primeiros socorros e celular com bateria.

Algumas dicas:

Planeje o que se quer comer em movimento, vá em frente com a marinada e o preparo de temperos, minimize a embalagem e o desperdício armazenando-os em recipientes reutilizáveis. Não há nada melhor do que a comida preparada em um acampamento. Não se esqueça de levar água! A maioria das pessoas precisa de cerca de 1 litro de água potável por dia, mas certifique-se de tomar mais se precisar para tomar banho ou cozinhar. 
 
LEIA TAMBÉM 
Melhor destino de neve dos EUA já está aberto
 
Complexo da Nasa na Flórida tem programação natalina

Mapa impresso

O fato é que saber ler e navegar em um mapa ou atlas em papel é puramente satisfatório, mas, também, é uma maneira legitimamente mais confiável de viajar por Nevada. Por um lado, não se depende do serviço de celular para ir de um ponto a outro, mas navegar pelo estado com um bom e velho mapa de papel significa que estará em contato com toda a rota. Sem mencionar as estradas vicinais que valem a pena e explorando as cidades fantasmas, talvez até uma fonte termal ou duas, e uma Nevada totalmente nova que o visitante nunca soube que existia.

Verifique a cobertura do celular antes de iniciar o passeio

É provável que a companhia telefônica possa funcionar sem problemas no estado de Nevada, existem alguns viajantes que compram um cartão SIM local para estar sempre “conectados”, no entanto, é provável que a maior parte da viagem seja sem cobertura de celular, além de Reno, Elko e Las Vegas. O ideal é planejar uma viagem com sabedoria e garantir que se possa passear sem a necessidade do telefone. O turista ficará surpreso ao perceber a tranquilidade que uma pausa do smartphone traz.

- Publicidade -

Olho no combustível

Algumas das áreas rurais mais espetaculares de Nevada são algumas das áreas mais isoladas, embora não pretenda se aventurar muito no interior do estado, lembre-se de que elas não são conhecidas por terem a rodovia mais solitária dos Estados Unidos, embora certamente existam muitos postos de gasolina ao longo do caminho, o fato é o seguinte: eles estão definitivamente espalhados. Como regra geral, encha o tanque antes de sair da cidade e talvez até carregue alguns galões extras, apenas por precaução.

Leve um casaco e roupa de banho

Quando se trata de arrumar a roupa certa para explorar os lugares menos conhecidos de Nevada, basta trazer um pouco de tudo e é o que é. Mas, ei, o lado positivo disso é o seguinte: uma nevasca estranha, sol escaldante, tempestade branca e praticamente qualquer outra coisa pode acontecer e o visitante estará pronto para a aventura. A melhor parte? Às vezes, as roupas que serão uma mistura estilosa dos dois, como uma jaqueta puffer, biquíni e mukluks (botas com pelos).

Às vezes, a melhor rota não é o “melhor caminho”

Alguns dos melhores locais do estado não têm uma estrada pavimentada que a leve a eles, o que é bom, certo? Eles são preservados pela proximidade e, agora que você tem seu equipamento e transporte prontos, nada o impede de ir de Delamar a Belmont, Tuscarora, Hamilton e Treasure City, às vezes a melhor maneira de acessar não é a mais fácil, mas isso ultrapassa, e muito, a satisfação. Uma sensação de descobrir coisas por aí que talvez nem estejam detalhadas no mapa.

- Publicidade -

Lembre-se de não invadir

Nevada é diferente de qualquer outro lugar porque literalmente não há muitas cercas. E só porque você nem sempre pode encontrar um sinal de “Proibido invadir” ou “Propriedade privada”, não significa que não seja o caso. É seguro dizer que não importa aonde se vá, a terra que se pisa pertence a alguém. Sejam fazendeiros locais, alguém na cidade mais próxima, uma tribo indígena americana ou que está sob o olhar atento do Serviço Florestal dos Estados Unidos e seja considerado público, alguém o possui ou algum tipo de agência o administra.

Protocolo de cidades fantasmas e minas abandonadas

Parece super interessante visitar locais abandonados, mas o cuidado deve ser mais forte do que a curiosidade. Fique bem longe de poços de minas abandonados, mesmo que de longe não pareçam, são perigosos. Tábuas do assoalho quebram, desmoronamentos são comuns e gases mortais vazam dessas coisas inodoras e incolores.
 
LEIA MAIS 
Pousada no Pantanal convida visitantes a cuidar de onça e do meio ambiente

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress