19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

O que muda no novo passaporte?

Última atualização significativa no documento foi em 2015, quando ele ganhou um chip

Nesta terça-feira (3), a Polícia Federal começou a emitir no país o novo passaporte brasileiro. Agora, o documento conta com figuras que representam a fauna do Brasil em várias de suas páginas. Além disso, os passaportes também ganharam uma estilização da bandeira nacional. No exterior, a emissão só começa em 2024. 

O documento ainda passou a contar com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e marcas dágua, que, segundo autoridades, têm o objetivo de garantir mais segurança contra possíveis fraudes. 

A última atualização significativa no passaporte ocorreu em 2015, quando o documento ganhou um chip, passando a ser chamado de passaporte eletrônico. Na época, o prazo de validade também dobrou para dez anos. 

Para quem está com o documento em dia, a troca para a nova versão só será feita no prazo de validade. O valor de emissão continua o mesmo.  

 

LEIA TAMBÉM 

Qual praia de SP tem bandeira azul? Veja lista completa 

- Publicidade -

Pântano do Shrek: casa ficará disponível no Airbnb para hospedagem gratuita

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Em todos os casos, a documentação comum para tirar o passaporte inclui o documento de identificação original do titular. Porém, no caso de crianças com idade inferior aos 12 anos, a certidão de nascimento pode ser apresentada em substituição. Veja a documentação completa a seguir:
– Documento de identificação;
– Passaporte anterior ou comprovação de ocorrência;
– Certidão de casamento, caso tenha alterado o seu nome;
– Crianças de 5 anos devem apresentar uma fotografia 5 x 7 para menor de 5 anos. 

COMO RENOVAR
Não é possível renovar ou tirar a segunda via de um passaporte brasileiro. Quando o documento vence é preciso solicitar um novo, que apresentará uma nova numeração e validade. O processo para emissão é o mesmo de quando o primeiro foi solicitado, sendo a taxa de emissão R$ 257,25. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Senado aprova projeto do Desenrola em votação simbólica

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress