As mais de mil bodegas que produzem vinho em Mendoza, iniciam colheita da uva em fevereiro. Conhecida como a capital mundial do Malbec, a cidade no oeste da Argentina é uma das mais prestigiadas regiões vinícolas do mundo. Mendoza fica diante da Cordilheira dos Andes, próximo à maior montanha do continente, o Aconcágua. A uma hora de avião de Buenos Aires, tem voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.
A colheita é uma grande oportunidade de conhecer e viver todo o caminho do vinho, desde a parreira até a garrafa, provando exemplares, seja em degustações ou em refeições harmonizadas com os pratos da gastronomia argentina. Diversas bodegas e pousadas da região trazem programações especiais para esse período, quando além das visitas tradicionais é possível acompanhar e, em alguns casos, participar da vindima nas etapas de seleção e de pisagem das uvas.
LEIA MAIS
Conheça as novidades dos parques na Flórida, nos Estados Unidos
Confira 4 atrações essenciais em São João del Rei (MG)
Em bodegas tradicionais como a Norton, é possível viver a experiência da colheita, ou então o programa de enólogo por um dia, no qual um especialista ensina os visitantes a fazer as combinações entre as diferentes variedades de uvas para criar um blend próprio.
Na Lopez, além de combinar variedades é possível ter a experiência completa, que acompanha desde as distintas formas de colheita até o processo de produção com tonéis e modernas plantas de fracionamento, culminando em uma degustação.
Em outras, como a Casa de Uco, é possível não apenas participar do momento da colheita mas também adquirir pequenos lotes de terra (de 0,25 a 5 hectares) para, no longo prazo, produzir seu próprio vinho, com a assessoria dos enólogos da casa, que cuidam de todo o processo de produção de acordo com as preferências do feliz proprietário.
Em algumas dessas bodegas as experiências podem chegar a outro nível, como na Zuccardi, eleita três anos seguidos como a melhor vinícola do mundo pela Worlds Best Vineyards. Construída com projeto arquitetônico único, em plena cordilheira, ela une a modernidade e a alta tecnologia com a integração à natureza. Em suas instalações fica o renomado restaurante Piedra Infinita, com vista para as montanhas.
A safra também é um evento cultural. Todos os anos, no mês de março, acontece a Festa Nacional da Vindima, que celebra a colheita do ano, que foi listada pela revista National Geographic como o segundo melhor festival da colheita no mundo.
São quatro dias de espetáculos que trazem apresentações de música, teatro e dança, unindo orquestras, atores, bailarinos folclóricos e de dança contemporânea. O tema deste ano será Juglares de Vendimia, um canto a la naturaleza (em português, Trovadores da Vindima, um canto à natureza). Os espetáculos acontecem no gigantesco Teatro Griego Frank Romero Day, um espaço com capacidade para 19 mil espectadores, em um evento para o qual concorrem mais de 1,6 mil artistas, selecionados em testes ao longo de vários meses.
LEIA TAMBÉM