O visto americano, principal documento de autorização para entrar nos Estados Unidos, está com uma fila de espera de 630 dias em São Paulo, o que equivale a 21 meses. Esse prazo é um recorde na capital, que se tornou a nona cidade mais demorada do mundo nesse procedimento. Veja a lista:
– Bogotá (Colômbia) – 801 dias
– Guadalajara (México) – 750 dias
– Cidade do México (México) – 743 dias
– Toronto (Canadá) – 723 dias
– Ottawa (Canadá) – 696 dias
– Halifax e Quebec (Canadá) – 676 dias
– Nogales (México) – 652 dias
Os dados fazem parte do levantamento semanal do escritório de advocacia AG Immigration, especializado em questões migratórias, referente ao período entre 5 e 9 de junho.
Assim, o Brasil ocupa a posição de sétimo país com maior demora para concessão do visto americano, no ranking feito pela organização, com uma média de espera de 474 dias. As outras quatro cidades onde é possível agendar a entrevista no território brasileiro são Porto Alegre, com 507 dias de espera; Rio de Janeiro, com 477 dias; Recife, com 442 dias; e, por fim, Brasília, com uma fila de 316 dias.
LEIA TAMBÉM
São José dos Campos ganha ligação aérea com Miami
Conhece Nevada nos EUA? destino é para aventureiros
POR QUE ESTÁ DEMORANDO PARA TIRAR O VISTO AMERICANO?
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil disse que o motivo da demora para tirar o visto americano pela primeira vez é a grande demanda gerada pela pandemia de covid-19, de acordo com informações do jornal “O Estado de São Paulo”. Além disso, é esperado que a situação melhore até as férias de julho deste ano.
O Consulado Americano de São Paulo voltou a emitir os vistos em novembro de 2021, quando já contava com um período longo de espera e com disponibilidade apenas para o final do ano seguinte. Em dezembro de 2022, a fila já marcava 484 dias.
COMO TIRAR O VISTO AMERICANO?
Para tirar o visto americano é necessário
– Preencher um formulário online;
– Pagar a taxa de US$ 160, cerca de R$ 776 na cotação atual;
– Agendar a entrevista na embaixada em Brasília ou em algum dos quatro consulados, localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Recife e Porto Alegre.
Há uma ferramenta online que permite verificar como está o tempo de espera em todas as regiões do Brasil (clique aqui). Assim, no caso dos paulistas, por exemplo, é possível fazer o agendamento da entrevista em uma das outras localidades, que estão demorando menos.
Em algumas categorias, a fila para realizar a entrevista é menor. No caso de vistos de estudantes e de intercâmbios, a espera é de menos de dez dias em São Paulo. Com isenção de entrevista, cai para três dias.
Para o visto de turismo e negócios sem a necessidade de entrevista, o tempo médio de espera total, atualmente, é de 79 dias. Aqueles que já possuem um visto e precisam renovar também podem ficar isentos da entrevista, assim como os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos. Nesses casos, o tempo de aguardo é apenas para deixar a documentação no consulado.
LEIA MAIS