- Publicidade -
ViagemConheça opções de passeio para fazer em Três Pontas

Conheça opções de passeio para fazer em Três Pontas

Visitar pontos turísticos é conhecer um pouco da história do município

- Publicidade -

Conhecida como a “Terra do Café, da Música e da Fé”, a cidade de Três Pontas oferece ótimas opções de passeios para os turistas. Para quem ainda não conhece esse “pedacinho” do Sul de Minas, ele conta com praças muito bem cuidadas e até centenárias construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal, além de belas paisagens naturais, pois estamos em Minas Gerais.

Logo na entrada da cidade, dois trevos são parada obrigatória. O primeiro, para quem vem pela MG-167, de Varginha, possui uma escultura que representa a Serra de Três Pontas. E, junto a ele, um belo jardim, muito bem cuidado por uma empresa parceira do município, que inclusive fica ao lado do trevo, a “Compre Plantas”. E no segundo, mais conhecido como “trevo do Padre Victor”, a escultura do Anjo Tutelar abençoa quem chega ou sai da cidade. 

- Publicidade -

Confira alguns pontos de parada obrigatória em Três Pontas: 

Parque Vale do Sol

Se você chegou pelo primeiro trevo, vai acessar a cidade pela Avenida Nilson Vilela. E em alguns metros, à esquerda, poderá visualizar o Parque Vale do Sol. Local todo revitalizado e também ponto de parada, já que é onde está o famoso letreiro com o nome da cidade. A área verde é muito utilizada para prática de esportes ao ar livre e para piqueniques. A represa é rodeada por uma pista de caminhada e possui muitas árvores ao redor, um convite para parar e apreciar o local. 

LEIA TAMBÉM

Conheça Três Pontas, uma joia do Sul de Minas

Conheça Seychelles, paraíso na África Ocidental com águas cristalinas

Praça Cônego Victor

Depois de visitar o parque, a próxima parada é a Praça Cônego Victor, bem no Centro da cidade. É nela que se encontra a Igreja Matriz, que agora é também o Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, onde estão depositados os restos mortais do Beato Padre Victor. A construção da igreja é citada na história como um dos marcos iniciais da povoação, em que toda cidade teria crescido ao seu redor. O local também é referência para os principais eventos religiosos da cidade. A praça ainda conta com a Herma do Padre Victor, escultura com o busto do Beato. 

Praça Dr. Tristão Nogueira 

No quarteirão acima, o turista não pode deixar de visitar a Praça Dr. Tristão Nogueira, mais conhecida como “Praça da Fonte”. O local também passou por reestruturação em seus jardins e abriga a tradicional fonte luminosa, porém, atualmente ela não está em funcionamento diário. Vale a pena dar uma volta pelo local, repousar em um dos seus bancos e ouvir o som dos pássaros.

Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures

Ainda na região central, no quarteirão abaixo da praça da matriz, está localizada a Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures, ou “Pracinha do Arco Íris”, ou “Praça do Centenário”. Conhecida por este último nome, por ter sido construída no ano de centenário da cidade, ela é uma estrutura de duas praças, cortada por uma rua, mas unidas por um portal em forma de arco-íris.

A praça é sempre bem movimentada e já foi palco de eventos musicais, como parte do Festival Música do Mundo e de eventos de Carnaval, além de possuir um parquinho. Um convite para a brincadeira das crianças e também para um piquenique.

Praça Travessia

Visitar Três Pontas e não ir até a Praça Travessia é deixar de conhecer grande parte da história, não só do município, mas também da música mineira e mundial. A praça ganhou esse nome em homenagem ao filho mais ilustre de Três Pontas, o cantor e compositor Milton Nascimento. “Travessia” também é o nome de uma das canções mais famosas de Bituca em parceria com Fernando Brant. Ambos integraram um dos movimentos musicais mais importantes da história do país, o Clube da Esquina.

Bituca cresceu junto a essa praça. A casa de seus pais adotivos, Josino Campos e Lília Silva Campos, está localizada em frente e conserva a mesma fachada de anos atrás. Uma placa fixada em frente ao imóvel identifica o mesmo. No local, encontra-se ainda um belo casarão colonial, muito bem conservado, que abriga, atualmente, uma pousada e restaurante que tem o mesmo nome da praça. Com uma elevação na parte central, o turista sente-se realmente em um palco. E por que não repousar um pouco nos bancos da praça e viajar com a imaginação na história da música e do município? 

Mirante do Cruzeiro

É tradição em várias cidades mineiras sempre erguer um cruzeiro na parte mais alta da região. A cruz erguida tem como objetivo, desde os tempos antigos, demonstrar a fé daquele povo e também servir como proteção para aquele lugar. Em Três Pontas, há muito tempo existia um cruzeiro no alto do bairro Peret. O acesso, anteriormente, era mais difícil, pois só era possível através de trilhas. Mas com o crescimento da cidade, novos bairros foram criados ao redor. E novas infraestruturas construídas.

Atualmente, o local virou um mirante, conhecido como Mirante do Cruzeiro. O acesso é totalmente asfaltado para quem quiser ir de carro, passando pelo bairro Peret e São Francisco de Assis I. Ou quem preferir, pode fazer o trajeto também a pé, pois foi construído um escadão que liga a Avenida José Lagoa ao mirante. Do local é possível ver grande parte da cidade e também a Serra de Três Pontas. De manhã, é possível apreciar o belo nascer do sol do mirante. A vista noturna da cidade também é de encher os olhos.

*Com informações de André Rosa/Viva Turismo

LEIA MAIS

Até quando vai durar a onda de calor?

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress