O Dia do Ferroviário será comemorado em Araraquara neste sábado (27), com uma celebração no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, localizado no Centro – na antiga Estação Ferroviária. A programação é gratuita e segue das 10h às 17h.
Diversos artistas e expositores se reúnem a fim de promover: feira de artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com chorinho e viola, exposição de ferromodelismo e a visitação ao Museu Ferroviário.
A visita ao Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo é uma viagem no tempo, onde os interessados podem conhecer a exposição permanente e a Sala de Ferromodelismo, realizada em parceria entre a Prefeitura de Araraquara e a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
A exposição reúne: mobílias, relógio, ferramentas e painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, Brasil e mundo; além de aparelhos de comunicação da extinta EFA, como telégrafos e telefones de época e também banner com fotografias dos vagões. Ainda, o prédio do Museu – que preserva as características da época – possui uma sala destinada ao ferromodelismo.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Para animar ainda mais a festa, haverá música ao vivo com moda de viola e chorinho. Pela manhã, às 11h30, os músicos do projeto Viola na Praça – evento mensal realizado na Praça das Bandeiras – participam da abertura da programação musical. Perci e Zinha, Romanito, Lavínia Linda e Gianini da Viola, Tião do Ouro e Amigos, e Fernanda Freitas Violeira são os convidados da abertura.
À tarde, às 15h15, entra em cena o chorinho, com Pedro Luiz Freitas e convidados. O chorinho, este patrimônio cultural brasileiro, chega com releituras e trabalhos autorais dos músicos de Araraquara, promovendo ainda mais a tarde de celebração no museu ferroviário.
Já para a feira de artesanato, pode-se esperar por diversas peças artesanais, feitas com muito bom gosto. Participam expositores criativos e de destaque: Ê.mana Artes, Flor de Cultura, Guapo, Loja do Colecionador, Ateliê Odara, Brechó Bonita de Chita, Brechó Quem Garimpa e Macramé Tecelagem Manual.
Vale destacar que a Ê-Mana apresenta: os terrários da Vivarte, os aromas da Mi Decora, os cookies da Nerd Cook, cadernos artesanais da Tailobird, as delícias das Geleias do Bem, e as peças lúdicas e afetivas da Caramelo Sem Limão.
A Praça de Alimentação terá comidinhas, petiscos, bebidas, doces, produtos veganos e delícias em geral, com a participação: Bolaria do Du, Dafni Veg – Doces Veganos, Cachorro Magro Cervejaria, Maju Pastéis, e Quitutes Veganos.
Importante ressaltar que o Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá.
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.