- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Araraquara homenageou um de seus filhos ilustres, neste domingo (24), o escritor Ignácio de Loyola Brandão, com o lançamento do projeto “Caminhos de Loyola”, que reúne lugares icônicos relacionados ao membro da ABL (Academia Brasileira de Letras).
Desfilando em carro aberto pelo Centro da cidade, o escritor visitou, ao lado de familiares, todos os pontos do novo roteiro cultural da Morada do Sol e acompanhou a inauguração das placas. Cada placa contém um texto escrito pelo próprio autor descrevendo a importância daquele ambiente para sua vida e como cada um deles o inspirou em suas obras literárias. As placas também incluem links com áudios narrados pelo próprio escritor araraquarense.
VEJA TAMBÉM
Pai pedala 300 km entre São Paulo e Araraquara para agradecer tratamento da filha
Apenas uma em cada três vacinas de HPV foi aplicada no estado de São Paulo
Na avaliação da secretária da Cultura, Teresa Telarolli, além de homenagear o escritor, os “Caminhos de Loyola” também preservarão parte significativa da história da cidade. “Na verdade, é um reconhecimento por tudo o que ele fez e pela história que construiu, representando não apenas os araraquarenses, mas também o Brasil e a literatura”, disse.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), destacou a importância do escritor para a cidade. Segundo ele, embora existam outras figuras importantes, Loyola nutre um sentimento especial pela Morada do Sol.
Homenageado, Ignácio de Loyola relembrou diferentes passagens pela cidade de Araraquara e declarou novamente seu amor pela Morada do Sol. “Quando falo de Araraquara, coloco todo o mundo dentro dessa cidade. As paixões, emoções, tudo é universal. Falar de Araraquara é ser universal”, disse em trecho de seu discurso.
Os “Caminhos de Loyola” incluem locais como a casa onde Ignácio de Loyola nasceu, as ruas onde ele brincava e caminhava, as escolas que frequentou, igrejas, cinemas, bares, bibliotecas e até o primeiro jornal em que escreveu. Isso permite que os visitantes mergulhem no universo onde o autor nasceu, cresceu e moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura. A maioria dos locais se concentra na região central da cidade e em bairros adjacentes.
Confira as 12 paradas dos “Caminhos de Loyola”:
- Igreja do Carmo na Praça do Carmo
- Casa do avô e a escolinha na Rua Expedicionários do Brasil, nº 893
- Casa onde nasceu na Avenida Djalma Dutra, nº 695
- Rua 5 e o Jardim Público na Praça da Independência
- Estação Ferroviária na Rua Antonio Prado, s/n°
- Igreja Matriz e a Praça da Matriz
- Cine Paratodos e o Bar do Pedro, na Rua São Bento, n° 726
- Colégio Progresso na Rua Padre Duarte, n° 1463
- IEBA e o Cine Odeon na Rua São Bento, n° 909
- “Relógio da Lupo” na Rua 9 de Julho
- Jornal O Imparcial na Avenida José Bonifácio, n° 715
- Biblioteca Municipal com entrada pela Avenida Espanha.
LEIA MAIS
São Paulo registra cinco mortes e aumento de 102% nos atendimentos por efeitos do calor