Durante agenda em Araraquara, na manhã desta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou sua trajetória, falou sobre futebol, políticas sociais, educação e outros temas.
Ao longo de 25 minutos, Lula discursou para uma plateia de apoiadores, movimentos sociais e autoridades, que se reuniram no antigo Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região) para o segundo compromisso do petista na cidade.
Lula começou falando sobre o período em que passeava por Araraquara ao lado da primeira mulher. “Esta cidade eu conheci há muitos anos. Aqui, passeava de trem com uma namorada. Ela, que foi minha primeira mulher, morava em Bariri e eu vinha de trem de São Paulo para essa região”, comentou.
Na sequência, falando sobre futebol, ele mencionou Bazzani, Dudu e Peixinho, que, na década de 1960, jogaram pela Ferroviária e outros clubes de São Paulo.
“Aqui, o meu Corinthians contratou um grande jogador de futebol da Ferroviária chamado Bazzani e, na mesma época, o Palmeira contratou o Dudu. Só que o Dudu deu certo e o Bazzani não deu tão certo no Corinthians. Aqui, tinha um jogador chamado Peixinho, que eu lembro do Peixinho, porque quando foi inaugurado o Morumbi, ele foi chamado pelo São Paulo para jogar”, começou.
Abordando sua trajetória política, Lula relembrou o comício que realizou na cidade, durante sua primeira disputa presidencial, em 1989. O petista disse que na ocasião teve o seu “primeiro impulso de raiva”, quando percebeu que o caminhão de som que tinha sido preparado para o evento era pequeno para a quantidade de pessoas reunidas.
“Porque quem ficou de organizar não acreditou que ia ter gente e achou que não precisava de som. Se tivesse de morrer de infarto, eu teria morrido aquele dia em Araraquara”, disse.
Segundo ele, foi a partir daquele comício que teve consciência de que sua campanha não era para marcar posição, mas que tinha chance de ganhar.
Lula também lembrou uma conversa com Fidel Castro, na qual demonstrou interesse em desistir das candidaturas, após perder a disputa para o governo de São Paulo, em 1982. Ele citou ainda as três derrotas que sofreu para a presidência da República, em 1989, 1994 e 1998.
“Eu falei para o Fidel: ‘Fidel, sabe o que acontece, eu acho que eu vou parar porque eu fiquei em quarto lugar para governador. Na porta de fábrica, onde eu era carregado nos braços todo dia de manhã, e perdi as eleições’. O Fidel falou: ‘Lula, pensa no seguinte: nunca na história da classe trabalhadora mundial, um operário teve 1.254.000 votos’. E aquilo me fez compreender que eu não tinha sido derrotado“, lembrou.
Lula foi eleito presidente da República para o primeiro mandato em 2003. Ele citou ainda sua reeleição em 2006 e os dois mandatos de Dilma Rousseff (PT) (2011 – 2016). “Numa demonstração de que construímos uma história nesse país“, afirmou.
LULA EM ARARAQUARA
Lula e cinco ministros estiveram em Araraquara para duas agendas nesta sexta-feira (24). O primeiro compromisso foi na escola municipal Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias, onde a comitiva acompanhou o programa “Mais Saúde Bucal”.
Na sequência, a comitiva seguiu para o Cear, onde a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou outros investimentos na área da saúde, e o presidente assinou a ordem de serviço para o início das obras de macrodrenagem para contenção de enchentes, com investimentos de R$ 143 milhões do ministério das Cidades.