A secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde de hoje (6) mais duas mortes por dengue neste ano na cidade. Com isso, Campinas passa a ter três mortes pela doença em 2024.
Leia também: Dengue em Campinas: veja as faixas etárias com mais casos da doença
Os dois novos casos são de idosos que foram atendidos na rede privada. Um homem de 94 anos, que morava na região do Centro de Saúde Integração; e outra, uma mulher de 86 anos, da região do Centro de Saúde DIC III.
Ele apresentou os sintomas em 10 de fevereiro e morreu no dia 15 de fevereiro, infectado pelo sorotipo 2. Ela apresentou os sintomas em 11 de fevereiro e também morreu no dia 15. O sorotipo dela não foi identificado no exame – segundo a Secretaria de Saúde.
Desde 1º de janeiro até hoje (6), Campinas registrou 13.842 casos de dengue e dois casos importados de chikungunya. Na primeira semana de fevereiro, a Prefeitura recebeu a confirmação dos primeiros casos pelos sorotipos 2 e 3 do vírus, que não circulavam na cidade desde 2021 e 2009, respectivamente.
Com isso, houve a circulação simultânea dos sorotipos 1, 2 e 3 do vírus pela primeira vez em Campinas. Por enquanto, não houve identificação do sorotipo 4, que não é registrado na cidade desde 2014.
O que faço em caso de suspeita de dengue?
Devido ao crescente número de casos, a Prefeitura mudou o protocolo para atendimento, orientando que qualquer paciente que apresentar febre procure um centro de saúde imediatamente.
Passou também a fazer um apelo para que a população não banalize os sintomas e não se automedicação para não comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve procurar imediatamente um pronto-socorro ou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Pedido de reunião
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), enviou hoje (6) um ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, para reivindicar uma audiência entre ela e a diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para discutir sobre repasses de recursos emergenciais aos municípios para enfrentamento à dengue.
Dário é vice-presidente de Saúde da FNP e o objetivo é abrir um diálogo sobre estratégias para orientar as cidades no contexto de epidemia. Já o pedido de verba tem três focos:
- contratação de agentes que atuam para controle da doença
- reforço do estoque de soro
- nebulização, entre outros insumos
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Dengue: saiba tudo sobre a doença
IR 2024: Quando começa a declaração?