- Publicidade -
CotidianoDengue em Campinas: veja as faixas etárias com mais casos da doença

Dengue em Campinas: veja as faixas etárias com mais casos da doença

Nesta quarta-feira (6) as confirmações de dengue em Campinas ultrapassaram 13,8 mil casos; veja a faixa etária mais atingida

- Publicidade -

Um levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica de Campinas apontou as faixas etárias com o maior número de casos de dengue em Campinas. Segundo os dados, o maior número de infectados pela doença tem entre 20 e 29 anos, com 2.866 casos confirmados. Na sequência estão as pessoas com idades entre 30 e 39 anos, com 2.487 casos, e em seguida os pacientes de 40 a 49 anos, com 2.210 casos.

Nesta quarta-feira (6) as confirmações de dengue em Campinas ultrapassaram 13,8 mil casos e a cidade ainda não definiu se fará um decreto de emergência como o governo estadual fez ontem.

Veja os casos de dengue em Campinas por faixas etárias:

  • 0 – 9 anos – 1.019 casos
  • de 10 a 19 anos – 1.522 casos
  • de 20 a 29 anos – 2.866 – é a faixa com mais registros
  • de 30 a 39 anos – 2.487 casos
  • de 40 a 49 anos – 2.210 casos
  • de 50 a 59 anos –  1.774 casos
  • de 60 a 69 anos – 1.131 casos
  • de 70 a 79 anos – 542 casos
  • 80 anos ou mais – 214 casos

Vale destacar que a dengue atinge todas as faixas etárias na cidade. A Saúde de Campinas explicou que somar os dados acima não resultará no número exato de 13.842 registros da doença, pois em alguns casos registrados não está preenchido o sexo ou está preenchido como indefinido ou ignorado, o que acaba ficando de fora da estatística apresentada.

Por que a faixa etária de 20 a 49 anos é a mais atingida?

A maior parte das pessoas infectadas pela doença está na faixa etária de 20 a 49 anos, correspondendo a mais de 50% dos casos positivados na cidade. O médico infectologista Rodrigo Angerami explicou a predominância da doença nessa faixa etária.

“Quando nos olhamos o número absoluto de casos, nos observamos que o maior número está na faixa etária de 20 a 29 anos e que tem uma correlação com até o tamanho dessa população na nossa pirâmide etária. Então, por ser um grupo de maior número de pessoas o número de casos de dengue tende a acompanhar. Está é uma questão importante. Mas é extremamente importante mencionar que todas as faixas etárias estão sendo acompanhadas e que esse maior número de casos nessa faixa etária é aquilo que a gente observa ano após ano quando nos temos transmissão de dengue”, explicou.


Ele continuou. “O que nos sabemos é que dengue é uma doença potencialmente incapacitante durante sua fase aguda e no período de convalescência a capacidade laboral pode se ver também comprometida. Considerando esse grande número de casos numa faixa etária economicamente ativa, certamente há implicações do ponto de vista da produção, da capacidade laboral. Quando falamos dengue faixa etária, algumas questões são extremamente importantes notadamente ao risco de complicação e ao manejo clínico. Notadamente nos sabemos que crianças menores de 2 anos e pessoas acima de 65 anos são grupos etários que apresentam maior risco de complicações associadas a dengue. Sabemos que a hidratação que deve ser feita no caso de crianças menores de 13 anos nos precisamos customizar e adequá-la em relação a faixa de peso. Sabemos que as pessoas acima de 65 anos, muitas vezes, agregam doenças prévias como comorbidades que podem também contribuir para uma pior evolução em relação a dengue”, afirmou.


“É importante que todo mundo entenda que todas as faixas etárias podem ter infecção inclusive grave, mas particularmente os idosos são um grupo que quando estão infectados tem um risco maior de evoluir para a gravidade. Então devem tomar um cuidado a mais. Da mesma forma que as crianças pequenas que são outro grupo também tem um risco maior de formas graves”, afirmou André Ribas epidemiologista.

Combate à dengue: veja a lista dos bairros que vão receber novo mutirão neste sábado

A secretaria de Saúde definiu a nova lista com nove bairros para realizar o 6º mutirão de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação vai ter início às 8h deste sábado (9). Ontem(5), o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue. A medida acontece após o Estado atingir 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias (leia mais aqui).

Veja quais são os bairros que vão receber 6º mutirão:

- Publicidade -
  • Núcleo Residencial Gênesis
  • Núcleo Residencial Getúlio Vargas
  • Núcleo Residencial Parque Dom Bosco
  • Parque São Quirino
  • Jardim Santana
  • Vila Nogueira
  • Cafézinho
  • Jardim Nilópolis
  • Capadócia

Com informações de Jorge Talmon/Eptv Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Dengue: saiba tudo sobre a doença
IR 2024: Quando começa a declaração?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -