- Publicidade -
BairrosComerciantes contam histórias do Mercado Municipal de Campinas

Comerciantes contam histórias do Mercado Municipal de Campinas

Inaugurado em 1908, o Mercado Municipal de Campinas é considerado como uma das 7 maravilhas da metrópole; confira histórias de comerciantes

- Publicidade -

Você conhece alguma história de comerciante do Mercado Municipal de Campinas? Roberto Mekaru é uma das dezenas de comerciantes que trabalham no Mercadão, no Centro. No negócio familiar, a loja já soma mais de 50 anos. “Então, começou com o meu avô e foi até o meu pai. E agora ficou para mim. Eu mesmo estou aqui há 10 ou 12 anos”, afirma. Dessa forma, o Mercadão é um espaço que coleciona histórias, transforma vidas e faz parte da lista das 7 maravilhas da metrópole. Atualmente, o espaço passa por revitalização e os comerciantes revelam boas memórias do passado do lugar.

Assim, no exato mesmo lugar, há mais de meio século, a família Mekaru construiu uma longa e persistente história. Por isso, no Mercadão, não é complicado encontrar outras famílias e comerciantes tradicionais e o vendedor compartilha memórias comuns entre os vizinhos de venda.

- Publicidade -

“Eu me lembro que nos meus 10 ou 12 anos, eu sempre passava por aqui. E a maioria é assim mesmo, de pai para filho”,

diz.

Não muito distante, em uma loja com as prateleiras abastecidas com carne e artigos para feijoada, José Antonio Peres, também conhecido como Toni da Feijoada, explicou a importância do Mercado na vida das pessoas. “Esse Mercado já marcou a vida de muita gente. Inclusive, quando fez 100 anos, eu fazia parte da associação e tinha banda, sorvete, presença do prefeito”, afirma.

“Eu mesmo cheguei solteiro, casei e formei meus filhos [com recursos do Mercado Municipal]”,

diz.

Na mercearia no outro lado do Mercado, Isabel estava concentrada organizando algumas prateleiras, enquanto cuidava do movimento no box. Para ela, o movimento no Mercadão é diverso e é um ótimo ambiente para se fazer novas amizades. “Aqui tem muitas boas freguesias, que a gente conversa muito”, conta. “Tem muitas senhoras boas que vem aqui”, completa. “É um público diferente”.

Reforma e título

Atualmente, o Mercadão passa por uma reforma. De acordo com a Prefeitura, a primeira fase de construção contemplou a demolição das estruturas internas, onde ficavam os boxes. Dessa forma, a administração informou que a obra intervirá na parte elétrica, hidráulica e atualizará a arquitetura da edificação. Ainda segundo a Prefeitura, a reinauguração do Mercado Municipal deve acontecer antes do fim de 2024.

Além disso, o edifício é considerado como uma das 7 maravilhas da metrópole, junto com a Estação Cultural, a Catedral Metropolitana, o Parque Portugal, o Jockey Club Campineiro, a Escola de Cadetes e a Torre do Castelo.

Uma história de mais de 100 anos

Mercado Municipal no século XX funcionava semelhante aos atuais hipermercados (Foto: Reprodução/ Pró-Memória de Campinas)

Projetado pelo arquiteto e engenheiro campineiro Ramos de Azevedo, em 12 de abril de 1908, o edifício do Mercado Municipal foi construído para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense. Por isso, segundo o historiador do Museu da Cidade, Américo Villela, o Mercadão desempenhou o papel, na época, que hoje desempenham os hipermercados. 

- Publicidade -

“Ao lado de onde hoje é a peixaria, ficava a primeira estação da companhia Funilense de estradas de ferro, essa que dá origem a Barão de Geraldo”, explica. Dessa forma, entre outros, o lugar também chegou a abrigar produtos que eram colhidos no antigo “Cambuizal”, atual bairro do Cambuí, que era composto por chácaras e fazendas no início do século XX.

O lugar soma 7.720 m² e, atualmente, há mais de 140 boxes e tem diversidade de verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes e ervas no geral. Em 24 de novembro de 1982, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo). E, em 1995, pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas).

Serviço

O Mercado Municipal está localizado no Centro de Campinas, entre a avenida Benjamin Constant e as ruas Ernesto Kuhlmann, Barreto Leme e Álvares Machado. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h e, facultativamente, aos domingos, das 7h às 12h.

Projeto Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do projeto multiplataforma “Vozes da Nossa Gente” do portal ACidade ON Campinas. O projeto destaca o jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade.

Clique aqui e veja todas as matéria do projeto!

- Publicidade -
Anthony Souza
Anthony Souza
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -