- Publicidade -
BairrosVocê sabia que Campinas já teve Lago dos Cisnes no Terminal Central? Entenda essa história

Você sabia que Campinas já teve Lago dos Cisnes no Terminal Central? Entenda essa história

Lago fazia parte do complexo que englobava o viaduto Cury, com mais de 500 metros de extensão, ligando a entrada da cidade ao Centro

- Publicidade -

Quem passa pelo Terminal Central, localizado debaixo do Viaduto Miguel Vicente Cury, na região central de Campinas, talvez não saiba, mas onde a estrutura funciona hoje havia antes a Praça dos Cisnes, que foi construída nos anos de 1960.

O local, bem diferente da correria dos dias de hoje, abrigava aves que moravam no local que ainda contava com um lago. Na época, a praça era frequentada por famílias, crianças e casais de namorados.

- Publicidade -

O lago fazia parte do complexo que englobava o Viaduto Cury, inaugurado em 27 de janeiro de 1963, com mais de 500 metros de extensão, ligando a entrada da cidade ao Centro, passando pela linha do trem da então Fepasa.

O viaduto foi construído para desafogar o trânsito no local, e aproveitou-se para construir também a praça, que abrigava o Lago dos Cisnes.

- Publicidade -

Na época, atraia pessoas que passeavam em meio às flores e às palmeiras. Além disso, havia um relógio de sol, que foi projetado pelo engenheiro Renato de Almeida Prado Costallat, e que atualmente está no Parque Portugal (popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral).

Relógio de Sol ficava na Praça dos Cisnes antes de ser transferido para o Taquaral (Foto: reprodução)

Hoje, o relógio está no Portão 7 localizado ao lado do Ginásio de Esportes Engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro.

“Você pode vir acertar o seu relógio pelo relógio de sol”. Pelo menos, é o que diz a placa”, informa o professor de história e de geografia, Sidney Lisboa Rocha, produtor do canal @historiasdecampinas e parceiro do acidade on Campinas.

Mas, o lago teve que ser substituído pelo terminal de ônibus que começou a ser construído em 1984 e inaugurado em 1985. A obra é da gestão do então prefeito Magalhães Teixeira (1937-1996), que foi chefe do Executivo campineiro por dois mandatos (1983-1989 e 1993-1996).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA


PF e Gaeco fazem operação contra o ‘novo cangaço’ com ações em Piracicaba

Batida entre caminhão e caminhonete deixa dois feridos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -