Quem passa pelo Terminal Central, localizado debaixo do Viaduto Miguel Vicente Cury, na região central de Campinas, talvez não saiba, mas onde a estrutura funciona hoje havia antes a Praça dos Cisnes, que foi construída nos anos de 1960.
O local, bem diferente da correria dos dias de hoje, abrigava aves que moravam no local que ainda contava com um lago. Na época, a praça era frequentada por famílias, crianças e casais de namorados.
O lago fazia parte do complexo que englobava o Viaduto Cury, inaugurado em 27 de janeiro de 1963, com mais de 500 metros de extensão, ligando a entrada da cidade ao Centro, passando pela linha do trem da então Fepasa.
O viaduto foi construído para desafogar o trânsito no local, e aproveitou-se para construir também a praça, que abrigava o Lago dos Cisnes.
Na época, atraia pessoas que passeavam em meio às flores e às palmeiras. Além disso, havia um relógio de sol, que foi projetado pelo engenheiro Renato de Almeida Prado Costallat, e que atualmente está no Parque Portugal (popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral).
Hoje, o relógio está no Portão 7 localizado ao lado do Ginásio de Esportes Engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro.
“Você pode vir acertar o seu relógio pelo relógio de sol”. Pelo menos, é o que diz a placa”, informa o professor de história e de geografia, Sidney Lisboa Rocha, produtor do canal @historiasdecampinas e parceiro do acidade on Campinas.
Mas, o lago teve que ser substituído pelo terminal de ônibus que começou a ser construído em 1984 e inaugurado em 1985. A obra é da gestão do então prefeito Magalhães Teixeira (1937-1996), que foi chefe do Executivo campineiro por dois mandatos (1983-1989 e 1993-1996).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
PF e Gaeco fazem operação contra o ‘novo cangaço’ com ações em Piracicaba