- Publicidade -
BairrosConheça antigas paradas e trajetos de trem em Campinas

Conheça antigas paradas e trajetos de trem em Campinas

Além da Estação Cultura, usada atualmente para eventos e shows, cidade guarda muitas histórias sobre as ferrovias

- Publicidade -

Com a Estação Cultura como marco mais conhecido da época de ouro das viagens de trem, Campinas conta até hoje com locais que ajudam a contar a história do transporte que ajudou a embalar o desenvolvimento da cidade. O próprio traçado ferroviário existente até hoje, claro, é um resquício daquele tempo.

Em 1872, a primeira companhia ferroviária de Campinas foi criada: a Companhia Paulista de Trens de Ferro. Depois, veio a Mogiana, a Sorocabana, a Carris de Ferro e a Funilense, como lembra o professor de História e Geografia, Sidney Rocha. “A Mogiana foi inaugurada por Dom Pedro II”, detalha ele.

- Publicidade -

Um dos locais que servem como memória viva do fim do século XIX é onde funciona o CIS Guanabara, o Centro Cultural da Unicamp. O complexo, que hoje também recebe programações culturais, antes abrigava a Estação Guanabara.

“Era onde o pessoal embarcava na Companhia Mogiana, que ia para o Sul de Minas Gerais. Todos os trens dessa época eram maria-fumaça”, diz Sidney.

Quais os trajetos feitos pelas companhias de trem?

Mas nem todos os lugares do passado ferroviário de Campinas e região mantiveram os nomes originais. Você sabe, por exemplo, onde fica o bairro do Funil? O local, que recebia trens da Companhia Funilense, fica nos limites da área que atualmente chamamos de Cosmópolis, cidade a 37 km de Campinas.

Outros nomes, porém, são mais fáceis de identificar. A Companhia Mogiana, por exemplo, ligava Campinas a Mogi Mirim e Mogi Guaçu e a outros locais na mesma região. Já a Sorocabana, ia justamente para a cidade de Sorocaba.

Para aqueles acostumados com o trajeto entre o Centro de Campinas e os distritos localizados em áreas rurais, no entanto, a ligação não era tão simples como hoje. “A Companhia de Carris de Ferro, que o pessoal chamava de ‘Cabrita’ saía daqui (do Centro) e ia para a região de Sousas e Joaquim Egídio”, diz Rocha.

- Publicidade -
Área do Pátio Ferroviário em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Região de Piracicaba recebe doações para ajudar vítimas das chuvas no Sul

Limeira faz campanha pelas vítimas do Rio Grande do Sul

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -