Nascidos em 1846, com 19 dias de diferença e batizados no mesmo dia e horário na Igreja do Carmo, Francisco Glicério e Moraes Sales estão sepultados a poucos metros de distância no Cemitério da Saudade e atualmente dão nome a avenidas que formam um dos cruzamentos mais movimentados do Centro de Campinas.
Só que a lista de semelhanças acaba por aí, já que as figuras históricas eram rivais ferrenhos. “Os dois em vida não se suportavam”, detalha o professor de História e Geografia, Sidney Rocha. “Dizem que eles até chegaram a trocar tapas na cidade e as pessoas precisaram separar a briga”, complementa o docente.
Quem foram Francisco Glicério e Moraes Sales?
De acordo com Sidney, os dois campineiros começaram a se cruzar quando eles ainda eram recém-nascidos, no dia do batismo. “O pai de um pegou o filho do outro. E foram batizados assim”, conta ele. A cerimônia aconteceu na Igreja do Carmo, mas muitos outros encontros aconteceriam em diversos outros espaços.
Isso porque ambos se tornaram advogados. Moraes Sales atuou como juiz em 1880, em Campinas. Já Glicério, foi vereador e também ministro da Agricultura. A partir das atuações nos meios profissionais, eles se tornaram conhecidos da sociedade em geral, não só em Campinas, mas também em São Paulo e no país.
Qual o motivo das brigas entre os dois?
O contexto dos embates entre as duas figuras começou antes do fim do século XIX, período que ficou marcado pela transformação nos hábitos sociais e políticos da população brasileira, e que acabaria levando o imperador Dom Pedro II do Brasil para a Europa. E é justamente esse o ponto de divergência.
Enquanto um era defensor ferrenho da família imperial, o outro desejava a República no Brasil. A situação fez os dois se agredirem por palavras em locais de debate e até por socos e pontapés na rua, a ponto de serem separados.
A ironia, no entanto, é que os dois atualmente vivem bem próximos em forma de homenagens, seja nas lápides históricas do Cemitério da Saudade, ou mesmo no cruzamento entre as avenidas Glicério e Moraes Sales, no Centro da cidade.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
PM mata dona de chácara a facadas em Limeira
Idosa fica gravemente ferida após bater em caminhão de Bombeiros