- Publicidade -
BairrosCooperativa de Reciclagem: Saiba a importância da organização no Satélite Íris

Cooperativa de Reciclagem: Saiba a importância da organização no Satélite Íris

Espaço dedicado ao manuseio de lixo e reciclagem oferece oportunidade de emprego há 40 famílias e se destaca no Satélite Íris II

- Publicidade -

No Satélite Íris II, no distrito do Campo Grande, em Campinas, há um espaço dedicado ao manuseio de lixo e reciclagem. A Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos” opera há 29 anos e já deu oportunidade de trabalho a mais de 50 pessoas. Em 2014, a sociedade civil participou e representou o Brasil em um evento sobre “sucessos que contribuem para a superação da pobreza no continente latino-americano” em Bogotá, na Colômbia.

Logo na entrada, é possível ver uma placa com o nome do lugar. O chão de terra que dá acesso ao barracão principal, em que ficam as esteiras e balanças, logo é tomado por uma porção de pilhas de sucatas. Lá dentro, o movimento é intenso. Caminhões chegam, trabalhadores despejam os resíduos em um ambiente, outros fazem a separação adequada e há aqueles que levam sacos para a pesagem. E assim, dia após dia, a cooperativa, coordenada por Aparecida de Fátima Assis, conhecida como Dona Cida, vira referência. 

- Publicidade -

“Olha, aqui já teve flores e espinhos”, comenta. Ela estava atrás de uma mesa cheia de papéis, réguas e lápis. Na sua frente, a balança. Dona Cida está na cooperativa há 29 anos e se lembra quando tudo não passava de um sonho da comunidade.

“Quando a gente começou, há 29 anos, estávamos passando por uma crise. E a gente conseguiu um curso da Prefeitura de cooperativismo”. 

O projeto era oferecido pela Cáritas Campinas e tinha como objetivo capacitar moradores no mundo empreendedor. No início, o grupo de moradores do Satélite Íris pensou em uma cooperativa alimentícia, mas o presidente da associação de bairros da época surgiu com outra ideia.

“A gente pensava em fazer algo voltado a salgadinhos. E o presidente da época, o Isaque, veio e falou: ‘Vocês não querem abrir uma cooperativa de reciclagem?”,

lembra Dona Cida.

O lugar escolhido não parecia ideal: um barracão, muito próximo do que há hoje, era um espaço que alimentava suínos e que estava desativado há alguns anos, além das sombras de uma árvore do terreno. Aparecida apontou para um dos cantos do barracão, relembrando os primeiros e árduos anos da sociedade. “A gente procurou o Departamento de Limpeza Urbana e, na época, o Toninho ajudou muito a construir tudo isso”, ela faz referência ao nome eternizado na placa de entrada, o do ex-prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos.

Dona Cida relata que Toninho foi fundamental para o funcionamento do espaço. Teria sido ele quem conseguira viabilizar o atual barracão para as primeiras coletoras de resíduos recicláveis. Em setembro de 2001, o então prefeito de Campinas foi assassinado e, por isso, não chegou a contemplar o espaço inaugurado. Já em março de 2011, sobretudo, a Câmara Municipal da cidade aprovou a concessão de um terreno de 2 mil metros quadrados para uso dos trabalhadores.

- Publicidade -

“Hoje, eu tenho em torno de 40 pessoas trabalhando aqui, mas já trabalhei com 50 pessoas. Chegamos onde chegamos, com muita luta e com muita glória!”,

exclama.

E foi assim que, entre os dias 27 e 28 de novembro de 2014, em Bogotá, a Cooperativa representou o Brasil no evento “Organizações que constroem oportunidades”. Sobre oportunidades, o espaço é repleto. A sociedade é uma opção para o morador do Satélite Íris que está em busca de um novo trabalho.

OPORTUNIDADES PARA QUEM PRECISA

Cooperativa de Recicláveis oferece oportunidade a dezenas de pessoas no Satélite Íris (Foto: Tudo EP)

Dona Elza é moradora do bairro Cidade Satélite Íris há mais de 20 anos. Na Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos”, ela está há 10 anos. Segundo a trabalhadora, o lugar é uma boa opção para quem está em busca de novas oportunidades no bairro.

“Eu gosto muito de trabalhar aqui. Foi aqui que tirei o sustento dos meus filhos. Eu gosto muito”, afirma. Segundo ela, o espaço ajuda o meio ambiente e ajuda a levar estabilidade financeira à família. “A gente tá ajudando o meio ambiente e leva o sustento de casa”.

Para a coordenadora da cooperativa, por mais que o espaço ajude 40 famílias, ainda faltam trabalhadores.

“Sobre os desafios, a gente tem muita ajuda da Prefeitura, mas a gente precisaria que a Prefeitura olhasse um pouco mais. A gente precisaria ampliar o barracão, para dar mais oportunidade às famílias”,

diz.

Atualmente, a cooperativa está contratando novos funcionários. O lugar oferece todos os benefícios previstos em lei para o trabalhador. Segundo Dona Cida, a preferência é para os moradores do Satélite Íris, mas os interessados podem entrar em contato com a própria presidente, pelo número: (19) 98109-0357. “Neste contato, os interessados podem me enviar os currículos”.

Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do Projeto “Vozes da Nossa Gente”, que tem como foco no jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade. O “Vozes da Nossa Gente” pretende inspirar com boas histórias, que são contadas de maneira humanizada pelos moradores de dez bairros da cidade.

A cada duas semanas, uma região será o foco das pautas desenvolvidas pela equipe de jornalismo do portal, que produzirá, para cada região visitada:

  • Matérias especiais que serão publicadas no ACidade ON Campinas
  • Conteúdos interativos, que serão postados nas redes sociais do portal
  • Um mini documentário que será disponibilizado no canal do ACidade ON no YouTube.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -