- Publicidade -
BairrosDescubra relação entre a Turma da Mônica e o Cambuí, em Campinas

Descubra relação entre a Turma da Mônica e o Cambuí, em Campinas

Cambuí, em Campinas, foi a principal inspiração estética para a criação de um dos mais famosos bairros dos gibis

- Publicidade -

“Eu me baseei no bairro do Cambuí, em Campinas”, essa é a famosa afirmação de um dos quadrinistas mais famosos do Brasil, Maurício de Sousa, sobre a inspiração para a criação do Bairro do Limoeiro.

O criador da “Turma da Mônica” se mudou para Campinas em meados da década de 70, lugar que permaneceu durante dois anos. Na época, Maurício ficou viúvo de sua segunda esposa, Vera Lúcia Signorelli, e precisou encontrar um lugar que pudesse ter alguma ajuda. Como tinha alguns familiares em Campinas, para cá se mudou.

- Publicidade -

Embora tenha sido uma breve passagem, o momento no mais tradicional bairro da cidade foi decisivo.

“Lá tinha terreno baldio, tinha rua de terra, tinha pouco movimento, a criançada podia brincar na rua e tudo mais”,

Disse Maurício em uma entrevista ao programa “The Noite”, ao apresentador Danilo Gentili.

Segundo o desenhista, ele se recorda de um cenário bem diferente do atual Cambuí. “Lá adiante, lá longe, tinha os ‘prediozinhos’ da cidade de Campinas, bem longe”, afirmou.

“Agora, Cambuí está cheio de edifícios, mas, na minha memória, ficou dessa maneira”,

conta.

Marco de inúmeras aventuras, o Bairro do Limoeiro é icônico. Nele, os clássicos personagens, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali – além de tantos outros -, podem encontrar de tudo: as mais variadas lojas, morros, campinhos de futebol e mansões. Um lar fantástico que marcou e continua marcando o imaginário de muita gente.

DE ONDE VEM O NOME DO BAIRRO?

A inspiração da estética do bairro vem do Cambuí, mas o nome “Limoeiro” tem outra origem paulista: o bairro do Limão. Localizado na Zona Noroeste da cidade de São Paulo, o lugar está a cerca de 90 quilômetros do bairro campineiro.

Nas histórias em quadrinho, sobretudo, o lugar já foi chamado de “Tamarindeiro”. Segundo a Wiki da HQ, trinta anos antes dos protagonistas fictícios nascerem, a região possuía muitas árvores frutíferas, como a “Velha Mangueira”, e fica próximo ao “Bairro das Pitangueiras”. 

- Publicidade -

O famoso nome “Limoeiro”, na ficção, faz referência a marca de grife da família Frufu, responsáveis por restabelecer o status da área limoense.

Em 2019, o filme em live-action “Turma da Mônica: Laços” deu vida ao amado bairro. Sobretudo, a produção optou por utilizar um cenário diferente para o longa: Poços de Caldas. A cidade no Sul de Minas foi o ideal por conservar as características que o Cambuí proporcionou a Maurício no início da década de 70.

No filme, áreas icônicas como o Parque José Affonso Junqueira, a Praça Pedro Sanches, um coreto e áreas florestais das redondezas compuseram o ambiente e reacenderam, na vida real, aventuras que existiam apenas em outros formatos de mídia.

Seja como for, o Cambuí sempre será lembrado como um espaço importante em uma história que influenciou a maneira de se fazer gibis no Brasil.

Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do Projeto “Vozes da Nossa Gente”, que tem como foco no jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade. O “Vozes da Nossa Gente” pretende inspirar com boas histórias, que são contadas de maneira humanizada pelos moradores de dez bairros da cidade.

A cada duas semanas, uma região será o foco das pautas desenvolvidas pela equipe de jornalismo do portal, que produzirá, para cada região visitada:

  • Matérias especiais que serão publicadas no ACidade ON Campinas
  • Conteúdos interativos, que serão postados nas redes sociais do portal
  • Um mini documentário que será disponibilizado no canal do ACidade ON no YouTube.
- Publicidade -
Anthony Souza
Anthony Souza
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -