- Publicidade -
BairrosEconomia solidária: conheça um pouco da famosa feira da Praça da Concórdia

Economia solidária: conheça um pouco da famosa feira da Praça da Concórdia

Cooperação, autogestão, distribuição equitativa e inclusão social são alguns dos pilares da Economia Solidária no Campo Grande

- Publicidade -

Próximo ao obelisco da Praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande, em Campinas,  há um conjunto de barracas azuis presente em quase todos os dias da semana. Dentre elas, há um espaço reservado à venda de pastel, pelo programa municipal Economia Solidária. É naquela barraca que fica a empreendedora Carol e toda a sua família.

Alegre, mas atenta ao trabalho, Gisele Cristina, filha de Carol, explicou sobre quanto tempo participa do programa. “Eu participo das feiras há mais de 10 anos, mas sou inscrita no programa há 4 anos”. De acordo com a empreendedora, programas como a Economia Solidária de Campinas são importantes para abrir oportunidades de exposição de produtos dos próprios moradores locais

- Publicidade -

Na Praça da Concórdia, a família de Carol desenvolveu uma estratégia para trabalhar da melhor maneira possível: eles revezam entre si de quinta-feira a domingo. Com os esforços, Gisele revela o que a motiva todos os dias.

“Meu orgulho é a perseverança que nós feirantes temos. Quantas tempestades já enfrentamos, sol escaldante e nunca desistimos”.

A feirante explica que, inclusive, a barraca que a família utiliza atualmente é emprestada, por conta de uma forte rajada de chuva que danificou a anterior. “Nunca desistimos e procuramos fazer o dia dos nossos clientes e amigos. Um dia animado e positivo, amamos o que fazemos”.

Na Praça da Concórdia, Carol explica que o grupo atua há, aproximadamente, 15 anos. “Houve uma votação e a gente fez um pedido para ser aqui. A gente viu que tinha mais movimento e ficou mais prático também”, diz. A votação e o senso de coletividade são uma das características do programa. Conheça:

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Barraca de pastel da família de Carol, no Campo Grande (Foto: Tudo EP/ Anthony Teixeira)

De acordo com a Prefeitura Municipal, a Economia Solidária é um programa que foi criado em 2014 pela Lei Municipal 14.923 de 2014 e se baseia em princípios de cooperação, solidariedade e autogestão. Entre as principais características deste sistema econômico, estão:

  • A cooperação;
  • A autogestão;
  • Distribuição equitativa;
  • Inclusão social;

Para a Secretaria de Trabalho e Renda, que é a pasta que organiza as feiras em Campinas, o projeto pode se manifestar de diferentes maneiras.

- Publicidade -

“Incluindo cooperativas de trabalhadores, associações, grupos de produção, redes de comércio justo e outras formas de organização econômica baseadas na solidariedade e na colaboração”.

O principal objetivo do programa é o bem-estar econômico e social, além de reduzir a desigualdade e criar um sistema mais justo e sustentável. “As vagas nas feiras, distribuídas em todo o território da cidade, estão disponíveis para todos aqueles que desejam participar, sem qualquer distinção de localização geográfica”, explicou a Secretaria de Trabalho e Renda.

De acordo com a pasta, atualmente, há 98 empreendedores cadastrados no programa. No entanto, desde 2019, a Economia Solidária não recebe recursos públicos para o fomento das atividades. “Esses recursos são de suma importância para o aprimoramento dos resultados alcançados e o aumento do público atendido”.

SERVIÇO

De acordo com a Prefeitura Municipal, os endereços das feiras da Economia Solidária são:

Largo das Andorinhas 

Endereço: Avenida Anchieta, próximo à Prefeitura de Campinas. Centro

Quando: Terça-feira das 08h às 14h e quarta-feira das 08h às 16h

Praça Bento Quirino

Endereço: Rua Benjamin Constant x rua Barão de Jaguara. Centro

Quando: Quinta-feira e sexta-feira das 08h às 16h

Largo do Pará

Endereço: Avenida Francisco Glicério x avenida Aquidabã. Centro

Quando: Quarta-feira e sexta-feira das 08h às 16h e sábado das 08h às 14h

Praça da Concórdia

Endereço: Avenida John Boyd Dunlop, Parque Valença. Campo Grande

Quando: Quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo das 08h às 20h 

DIC 6

Endereço: Avenida Suaçuna (ao lado da praça de esportes)

Quando: Sábado e domingo das 08h às 16h

Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do Projeto “Vozes da Nossa Gente”, que tem como foco no jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade. O “Vozes da Nossa Gente” pretende inspirar com boas histórias, que são contadas de maneira humanizada pelos moradores de dez bairros da cidade.

A cada duas semanas, uma região será o foco das pautas desenvolvidas pela equipe de jornalismo do portal, que produzirá, para cada região visitada:

  • Matérias especiais que serão publicadas no ACidade ON Campinas
  • Conteúdos interativos, que serão postados nas redes sociais do portal
  • Um mini documentário que será disponibilizado no canal do ACidade ON no YouTube.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -