- Publicidade -
BairrosOuro Verde: conheça algumas histórias de moradores do distrito

Ouro Verde: conheça algumas histórias de moradores do distrito

Histórias de moradores tradicionais e times vitoriosos marcam diversos bairros do distrito do Ouro Verde, em Campinas

- Publicidade -

O distrito do Ouro Verde, em Campinas, é marcado por histórias extraordinárias de moradores tradicionais. Seu José Pereira, ou Zé Peixeiro, recolhia quiabos de uma mesa de madeira em frente à porta da casa. Na Rua Bororé, do Parque Universitário de Viracopos, ‘Seu’ Zé construiu toda uma vida. Atualmente, ele vende verduras, mas, em sua trajetória, teve que aprender a trabalhar com inúmeras outras coisas.

“Eu moro aqui desde 76, nesta casa”, afirma. “A decisão de vir para cá é que aqui era porque era um bairro mais barato. Então, para facilitar e conseguir um terreno, eu vim”, diz. Segundo o morador, durante a década de 70, o bairro não tinha luz e nem asfalto. Ele se recorda de episódios em que teve que furar o chão em poços para fazer a própria fossa de casa. 

- Publicidade -

“Muito depois, eu consegui vender peixe e ia a Aparecidinha e Matão [vender]. A partir daí, eu fui ajeitando o terreno”, diz. Seu Zé terminava de embalar os últimos quiabos e olhou atentamente à porta de casa.

“Criei os meus 5 filhos aqui dentro. Um dos primeiros foi eu e uma família ali em cima [no bairro]. Era tudo cerrado”.

No Ouro Verde, José passou por desafios e realizou sonhos. Ele viu toda família crescer e teve a oportunidade de presenciar as várias fases do próprio distrito. Com a calma de quem sabe que já contribuiu muito ao lar, ele afirmou: “[O Ouro Verde] mudou bastante. Graças a Deus, estamos vivendo mais tranquilos”.

Um time emblemático no bairro

Adão Xavier foi técnico do time Alessandra Esporte Clube, no Ouro Verde (Foto: Tudo EP/ Anthony Teixeira)

O Ouro Verde também conta com outras histórias de outros moradores. Nas proximidades da Avenida Arymana, no bairro Parque Universitário de Viracopos, há um campo de futebol que guarda muitas memórias. O “Corintinha” foi – e continua sendo – reduto do time Alessandra Esporte Clube

“Eu vim para cá em 1986 e o Alessandra foi fundado em 1983”, quem explica a história do time é Adão Xavier, um entusiasta do futebol que já presenciou grandes momentos do esporte no bairro. Não tão distante do campo, entre as Avenidas Arymana e Rua Mônica Silveira Pisani, há um bar que conta uma parte da história da equipe gravada na parede azul.

Com letras garrafais, é possível conferir as datas e títulos conquistados pelo Alessandra. De acordo com a tabela, em 1996, o time venceu a Copa Kayser; em 2000 e 2001, a Copa Ouro Verde; em, 2003, a Copa Imprensa; em 2006, 2008 e 2011, a Copa Amador de Campinas, em 2004, 2006, 2007, 2009 e 2021, a Copa Metropolitana; em 2014, foram campeões do Regional e, em 2015, Municipal.

- Publicidade -

Fim do time

“A gente continuou com o time até 2015. o Alessandra não existe mais, mas foi pioneira no amador de Campinas”, diz Xavier. Segundo o entusiasta, o nome Alessandra é uma homenagem à irmã do presidente-fundador do time, o empreendedor local Sérgio da Silva Gomes.

Em 1983, Xavier morava no Parque Ipiranga e, por meio de um convite, ele assumiu o time. De acordo com ele, mesmo nos dias atuais, a antiga equipe continua se reunindo para jogos comemorativos.

“Tem um time de 50 e 60 anos. Todos os domingos, às 8h, eles jogam aqui”,

afirma.

Seja como for, além dos títulos e troféus, o Alessandra continua marcando presença no imaginário e na prática de muitos entusiastas do futebol no Ouro Verde.

Bairros e dados do distrito

De acordo com a Prefeitura Municipal, atualmente, a região do Ouro Verde tem uma área total de 19,76 km² e conta com 128.715 moradores, com uma densidade populacional de 1.624 pessoas por km². 

Dessa maneira, os principais loteamentos são: Jardim São Francisco, Chácara Santa Letícia, Jardim Paraíso de Viracopos, Jardim Cristina, Chácaras São José, Vila Aeroporto, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Shangai, Recanto do Sol, Jardim Mercedes, Residencial Novo Tempo, Jardim Vista Alegre, Jardim Maria Helena, Residencial Vilas do Rio, Sítio São João, Parque das Praças, Residencial Flávia, Núcleo Residencial União da Vitória Residencial Citta di Firenze, Parque Dom Pedro II, Residencial Citta di Salerno, Jardim São Cristóvão, Jardim São Pedro de Viracopos, Chácaras Santos Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Adhemar de Barros, Jardim Planalto de Viracopos, Chácaras Recreio de Viracopos, entre outros.

Projeto Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do projeto multiplataforma “Vozes da Nossa Gente” do portal ACidade ON Campinas. O projeto destaca o jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade.

Clique aqui e veja todas as matéria do projeto!

- Publicidade -
Anthony Souza
Anthony Souza
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -