Você tem ideia de quantos bairros há em Campinas? Oficialmente, não existe um mapeamento oficial do número de bairros da metrópole. Porém, segundo a Prefeitura, há um total de 1.050 loteamentos atualmente no município. São centenas de bairros distribuídos em uma área de aproximadamente 801 km². Muitos estão localizados dentro de seus seis distritos: Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Campo Grande, Ouro Verde e Nova Aparecida.
De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, há 1.138.309 pessoas vivendo na cidade. Em 2020, Campinas, junto com Florianópolis e Vitória, foi elevada ao grupo de 15 metrópoles do Brasil – mas vale destacar que a cidade é a única não capital que leva esse título. Atualmente, no ranking de população de municípios, Campinas ocupa a terceira colocação no estado e a 14ª colocação no país.
Ainda de acordo com o IBGE, os distritos do Campo Grande e do Ouro Verde são as regiões mais populosas da cidade. Os dados revelam, segundo a Prefeitura, que há uma estimativa de 135 mil pessoas distribuídas nos bairros do Ouro Verde e 105 mil no Campo Grande.
CAMPINAS JÁ FOI UM BAIRRO
De acordo com o pesquisador e historiador do Museu da Cidade, em Campinas, Américo Villela, Campinas já foi um bairro.
“Campinas fazia parte de Jundiaí”, afirma. Segundo o estudioso, o que viria a ser chamado de “bairro de Santa Cruz” surgiu em função da chamada “Estrada dos Goiases”, antes de ser elevada a Freguesia, em 1774, e depois à Vila de São Carlos, em 1797. “Anhumas, inclusive, era uma dos primeiros bairros que compunham a região na época.
“O que não sabemos é em qual lugar exatamente a cidade surgiu. Alguns falam que é na região do Barão, outros falam que é ali próximo do estádio do Guarani”, explica. Na pesquisa “Reconstituição do traçado da ‘estrada dos Goiases’ no trecho da atual mancha urbana de Campinas”, de Pedro Francisco Rossetto, a “Estrada dos Goiases” partia do que hoje é São Paulo, margeava a encosta da serra da Mantiqueira, atravessava os atuais municípios de Jundiaí, Mogi-Guaçu, Casa Branca e Franca e chegava à região das minas de Goiás.
Segundo Villela, a região atingiu status de cidade em 1842, em um momento em que a produção de café era a principal fonte de renda do lugar. “Nesse momento, a gente já teve até o regente Feijó, como o primeiro professor da cidade”.
Vozes da Nossa Gente
Com centenas de bairro e milhares de pessoas, imagina a quantidade de histórias e expressões que há por toda Campinas. Pensando nisso o acidade on lança na próxima semana o projeto multiplataforma “Vozes da Nossa Gente”. Com foco no jornalismo hiperlocal e buscando uma maior conexão com a comunidade, o “Vozes da Nossa Gente” pretende inspirar com boas histórias, que serão contadas de maneira humanizada pelos moradores de dez bairros da cidade.
A cada duas semanas, uma região será o foco das pautas desenvolvidas pela equipe de jornalismo do portal, que produzirá, para cada região visitada:
Matérias especiais que serão publicadas no ACidade ON Campinas
Conteúdos interativos, que serão postados nas redes sociais do portal
Um mini documentário que será disponibilizado no canal do ACidade ON no YouTube