Uma criança de 4 anos foi esquecida em um ônibus de transporte escolar conveniado com a prefeitura de Mogi Guaçu na tarde desta quinta-feira (4).
A menina teria ficado vagando pelos arredores do bairro Canaã I, sendo encontrada pelos familiares após uma moradora da região publicar um post em rede social.
De acordo com o advogado da família, Nathan Covas, a criança deveria ser transportada para a Escola Municipal de Educação Infantil Oscar Passani, no Jardim Edy, por volta das 13h, mas ela não desceu do veículo para comparecer à aula. Segundo o advogado, a criança precisou pular a janela do ônibus para escapar.
LEIA MAIS
Ministério Público do RS vai ao STF contra soltura de réus da Boate Kiss
TDAH: Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de transtorno
“Ao pular da janela, ela caiu em uma avenida e acabou encontrando uma senhora, graças a Deus, muito boa pessoa, que começou a divulgar a foto da criança numa rede social, onde a família da menor ficou sabendo que ela não encontrava-se na escola e foram até a residência dessa senhora buscar a criança. Ela [menina] não se machucou, ela saiu andando pela avenida, encontrou essa senhora, inclusive chamando-a de avó, confundindo”, explicou.
DESAPARECIMENTO
Ao saber sobre o desaparecimento, a tia da menina foi comunicada que fotos da sobrinha estavam circulando nas redes sociais e foram publicadas por uma moradora que encontrou a menina perdida.
Os familiares foram até o local e encontraram a criança. Em depoimento à polícia, os familiares relataram que a motorista e a monitora não teriam notado que a menina deixou de entrar na unidade de ensino.
A família registrou um boletim de ocorrência contra a prefeitura por suposto abandono de incapaz e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil em Mogi Guaçu.
POSICIONAMENTOS
Em nota, a secretaria municipal de Educação de Mogi Guaçu lamentou o ocorrido e afirmou que todo o suporte foi prestado aos familiares da criança.
Além disso, disse abrirá um processo administrativo para apuração. A pasta ainda relatou que o transporte de estudantes da rede municipal observa as exigências legais. Veja a nota na íntegra abaixo:
“A Secretaria Municipal de Educação lamenta o incidente, informa que a direção da escola ofereceu, de imediato, todo suporte aos familiares e que acionou a empresa terceirizada, responsável pelo transporte escolar, tão logo tomou conhecimento dos fatos. Informa ainda que, a partir do boletim de ocorrência feito pela família, abrirá processo administrativo para apuração do caso e para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas a fim de que a situação, ainda que pontual, não se repita.”
LEIA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: novo episódio aprofunda discussão sobre tecnologia e desenvolvimento infantil