- Publicidade -
Brasil e MundoG7: continuaremos impondo sanções severas à Rússia e queremos investigação de crimes de guerra

G7: continuaremos impondo sanções severas à Rússia e queremos investigação de crimes de guerra

Grupo diz que apurações são bem-vindas

- Publicidade -

Mulher fica ferida em confronto entre Rússia e Ucrânia

 

Por Gabriel Bueno da Costa e Francine De Lorenzo
Os ministros de Relações Exteriores do G7 reiteram em comunicado a “profunda condenação” à guerra “não provocada e injustificável” da Rússia contra a Ucrânia, com o apoio de Belarus a Moscou. Em comunicado, o grupo diz que a Rússia precisa parar de imediato com o ataque e retirar suas forças militares e afirma que deseja que se investiguem crimes de guerra.

O G7 reafirma seu “apoio incondicional” à “soberania, independência e unidade territorial” da Ucrânia e pede que a Rússia respeite a legislação humanitária internacional, lembrando que ataques à civis são crimes de guerra. O G7 disse que investigações sobre esses potenciais crimes são bem-vindas, inclusive no TPI )Tribunal Penal Internacional). “Nós admitimos o anúncio de um arranjo de acesso humanitário como um primeiro passo importante”, afirma. Segundo o G7, a Rússia deve parar de atacar, sobretudo nas proximidades de usinas nucleares ucranianas.

Na nota, o G7 diz que os países do grupo continuarão a impor sanções econômicas e financeiras, se preciso, contra a Rússia e também o regime de Belarus, que apoia o aliado. Além disso, afirma que se compromete a combater a “campanha de desinformação” lançada por Moscou no contexto atual. O G7 ainda ressalta que qualquer mudança de status da Ucrânia pelos russos “não será reconhecida”.

- Publicidade -
- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -