Um morcego albino, raríssimo no Brasil, foi encontrado no quintal de uma casa no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (2). O caso aconteceu no bairro Javari I, em Piracicaba, na região de Campinas.
Ao encontrar o morcego albino, a moradora de Piracicaba ligou para o Centro de Zoonoses da cidade. Em um primeiro momento, o Centro achou que a mulher teria se confundido, já que o animal é raríssimo no Brasil.
Segundo a bióloga Regina Lex Engel, do centro de Zoonoses, eles acharam estranho o fato da moradora dizer que o animal era branco, e pensaram que ela teria se confundido. No entanto, quando a equipe chegou ao local, se depararam com o morcego albino.
LEIA MAIS
Confira opções de lazer para o primeiro final de semana de fevereiro em Campinas
Agência dos Correios é fechada após tentativa de furto no Jardim Londres, em Campinas
A bióloga ainda informou que, de acordo com os registros da literatura animal, essa seria a segunda aparição da espécie no país, sendo o primeiro caso registrado em Campinas em 2000. Regina Engel explicou também que é raro encontrar um animal albino, ainda mais na fase adulta.
“Ele é raro porque ele é muito mais vulnerável a predação por conta da cor, ele é muito mais visível a noite, então é difícil ele chegar a idade adulta, e esse que nós encontramos é adulto. Foi surpreendente, e a gente vai publicar esse achado em uma revista científica”, relatou a bióloga.
ALERTA
O Centro de Zoonoses e vigilância do estado de São Paulo alertam que, como qualquer outro morcego, ele pode transmitir raiva. Então, é de extrema importância que, ao encontrar o animal vivo ou morto, não pegar sem proteção nas mãos e entrar em contato com uma Unidade de Vigilância de Zoonoses municipal.
LEIA TAMBÉM
Quantos países Glória Maria visitou? Jornalista teve mais de 15 passaportes