- Publicidade -
Brasil e MundoMuseus têm programação para o feriado de aniversário de São Paulo

Museus têm programação para o feriado de aniversário de São Paulo

Capital paulista completa 469 anos nesta quarta-feira (25); confira programação completa 

- Publicidade -
Museus de São Paulo trazem programação especial para aniversário da cidade (Foto: Rovênia Rosa/ Agência Brasil)
Museus de São Paulo trazem programação especial para aniversário da cidade (Foto: Rovênia Rosa/ Agência Brasil)

 Hoje (25), feriado do aniversário da cidade de São Paulo, museus, bibliotecas, oficinas culturais e fábricas de cultura 4.0 terão sua programação ampliada para que os paulistanos aproveitem o dia de folga.  

Com os horários diferenciados, as instituições culturais oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas. Só estarão fechados o Museu da Diversidade Sexual, a Sala São Paulo e a Oficina Cultural Alfredo Volpi.

O Museu do Futebol terá apresentação musical com o grupo Groove 011, com mostra de samba rock, incluindo bate-papo contando a história, importância e sua resistência enquanto movimento preto paulistano.

A apresentação será seguida de aula demonstrativa e discotecagem ao vivo, com participação inclusiva do público. No mesmo local, haverá oficina de slackline com o atleta campeão mundial Alisson Ferreira e o grupo Rebricando com contação de história com o tema “Todo mundo pode jogar“, para crianças e adolescentes. A entrada é gratuita. Mais informações.
 

FLÂMULAS
 

No Museu da Língua Portuguesa haverá a Estação Férias – nossas palavras são flâmulas, com a apresentação do Coral Mirim Guarani, além de oficinas que visam ensinar palavras em línguas indígenas de forma lúdica.

A ação está ligada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre línguas e culturas dos povos originários do Brasil, em cartaz no museu até abril. Entrada grátis. Mais informações.

- Publicidade -

No Museu da Casa Brasileira, a mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte até o desaparecimento de espécies.

Há ainda a atividade “Casa na Praia”, aberta a todos os públicos. Ela tem como missão levar a praia para o jardim do museu, convidando o público a construir essa praia juntos, confeccionando elementos desse cenário. As famílias poderão sentir a areia nos pés. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo site museu. Mais informações.

No Museu das Culturas indígenas haverá contação de histórias com Daniel Munduruku, além de música e pintura corporal com os Mestres de Saberes Indígenas do Museu das Culturas Indígenas, e brincadeiras xinguanas, além de uma roda de conversa, a partir do livro “Crônicas de São Paulo”. A entrada não será gratuita, mas a participação nas atividades, sim. Mais informações.
 

 

LEIA MAIS

Guarani perde de virada do Corinthians pelo Paulistão; veja como foi a partida

Homem morre após cair de parapente próximo à Prefeitura de Paulínia
 

 

ARTE SACRA
 

O Museu de Arte Sacra de São Paulo terá a primeira visita patrimonial para explorar a arquitetura do complexo da Luz e o protagonismo do edifício no desenvolvimento da região em que se encontra, além de refletir sobre as possibilidades técnicas empregadas no período colonial e suas funcionalidades na contemporaneidade. Entrada gratuita. Mais informações.

O Museu da Imigração promove uma visita a espaços ligados à história da imigração com o público conhecendo lugares de memória relacionados aos processos migratórios de diferentes décadas e a herança cultural e patrimonial deixada por esses movimentos.

Os destaques são a imigração italiana, libanesa, espanhola e boliviana. O passeio começa na antiga Hospedaria de Imigrantes do Bráse e totaliza um percurso de 25km em uma van disponibilizada pelo Museu. Mais informações.

Outra atividade convidará os visitantes a conhecerem os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. A partir das composições, acontecerá um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa. A ação será voltada para o público acima de 12 anos. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão limitadas e por ordem de chegada.

No Museu Catavento, o Espetáculo teatral Perigo invisível mostra que o perigo à saúde nem sempre é visível, como os vírus, bactérias, fungos e como são importantes os bons hábitos de higiene na prevenção de doenças, além de números de mágicas. Mais informações.

No MIS (Museu da Imagem e do Som) serão exibidas as obras em grafite “Grandes Personalidades Negras” que homenageiam 81 artistas negros, como o Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Também, serão exibidos os filmes: “O Enfermeiro” e “Oriundi”, de Paulo Autran. Mais informações.
 

FOTOGRAFIA
 

No Paço das Artes, a mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos, realizada em parceria com o MIS, exibe 60 trabalhos de fotógrafos contemplados pela convocatória do MIS, que se distinguem pela qualidade e inovação. O visitante poderá conferir, por exemplo, a realidade dos palestinos e israelenses em Tel Aviv, Jerusalém, apresentada em “Entre muros e ideias”, de Marcos Muniz. Mais informações.

Na Pinacoteca de São Paulo será exibida a exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, com 150 obras de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte-americana, como Andy Warhol, Edward Hopper. Entrada será gratuita.

No Memorial da Resistência de São Paulo, a exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje. Mais informações.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo traz a exposição Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos, que conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. E, também, tem a exposição de longa duração do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Entrada gratuita. Para informações sobre outros museus basta acessar.

 

 

LEIA TAMBÉM

Quais as tendências de modelos de trabalho para 2023?

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -