O número de casos de contaminação por covid-19 atingiu os 600,64 milhões em todo mundo, segundo levantamento da universidade Johns Hopkins. Já o número de mortes chegou a 6,485 milhões.
Os EUA relataram 94,18 milhões infecções e 1,04 milhão de vítimas fatais desde o início da pandemia, ambas as contagens mais altas do mundo, correspondendo a mais de 15% dos números globais. Considerando os dados coletados nos últimos 28 dias, o país norte-americano permanece no topo da lista de óbitos, com 13,4 mil, mas fica na terceira colocação em número de registros positivos para o vírus, com 2,83 milhões.
No recorte das últimas quatro semanas, é o Japão que aparece com o maior número de casos, com 5,79 milhões, e 6,3 mil mortes, seguido da Coreia do Sul, com 3,2 milhões de registros positivos para Covid-19 e 1,5 mil vítimas fatais.
Pelo levantamento da Johns Hopkins, o Brasil aparece com um total de 34,3 milhões de infecções registradas e 683,3 mil mortes, ficando na segunda posição entre as nações em que a pandemia foi mais fatal e na quarta colocação entre os países mais casos relatados, atrás de Estados Unidos, Índia e França. Nos últimos 28 dias, o País contabilizou 555,3 mil casos e 4,9 mil vítimas fatais.
LEIA MAIS
Com expansão do e-commerce, aéreas ampliam apostas em aviões de carga
Alta taxa de juros e falta de mão de obra impactam empresas de Campinas, diz pesquisa
VARÍOLA DOS MACACOS
A secretaria Estadual de Saúde divulgou no último dia 25 mais seis casos de varíola dos macacos em Campinas. Além disso, foram confirmados mais dois casos em Santa Bárbara d’Oeste e um caso em Valinhos. Com isso, a região chegou a 83 confirmações da doença.
As prefeituras da cidades citadas ainda não passaram informações referentes aos pacientes até o momento desta publicação.
REGIÃO E ESTADO
Em todo o estado de São Paulo são 2.707 notificações da doença, são 140 novos casos em relação ao último balanço, divulgado no dia 24. Confira as notificações nas cidades da região de Campinas:
- Americana – 3
- Amparo – 1
- Campinas – 51
- Hortolândia – 1
- Indaiatuba – 2
- Jaguariúna – 2
- Nova Odessa – 1
- Paulínia – 3
- Santa Bárbara d’Oeste – 8
- Sumaré – 6
- Valinhos – 3
- Vinhedo – 2
SINTOMAS
- O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus
- Caroço no pescoço, axila e virilhas
- Febre
- Dor de cabeça
- Calafrios
- Cansaço
- Dores musculares
PREVENÇÃO
- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença
- Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel
- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais
- Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes
Vale lembrar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos, segundo o governo de SP (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA TAMBÉM
Querosene de aviação: Petrobras reduz em 10,4% preços de venda