A Polícia Civil encontrou na tarde desta sexta-feira (25) um acervo de materiais nazista em Cordeirópolis, cidade próxima à região de Campinas. Um homem de 27 anos, suspeito de ser o proprietário dos produtos, foi preso em flagrante.
Entre os objetos apreendidos estão uma arma de fogo calibre 38, munições de mesmo calibre, 111 munições de calibre 762 com suástica gravada no fundo, munições de metralhadora .50, granadas, dois lanças chamas, além de bandeiras nazistas, broches, bandeiras, livros e e outros materiais gravados com a suástica.
O acervo foi localizado em um depósito na Vila Pinheiro. A operação foi realizada por equipes da DIG (Delegacia de Cordeirópolis e Delegacia de Investigações Gerais) de Limeira, em cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, o homem era investigado há pouco mais de um mês. “A investigação partiu de denúncias, nós confirmamos alguns dados, e aí solicitamos um mandado de busca e apreensão”, explica o delegado Leonardo Burguer.
De acordo com o delegado, o jovem vendia o material pela internet para pessoas da capital e interior de São Paulo. Para o site não sair do ar, o suspeito cobria os objetos que têm símbolos nazistas, como a suástica.
O QUE DIZ A DEFESA?
Procurado, o advogado de defesa suspeito afirmou que o jovem “é um grande colecionador” e que o material apreendido não constitui risco algum, visto que estava no interior da casa onde existem muitos itens de coleção que não foram apreendidos.
Ele disse ainda que as armas que foram apreendidas pela polícia não estavam municiadas e eram inoperantes. A defesa afirma ainda que o jovem nunca fez apologia do nazismo nem professou qualquer doutrina semelhante.
LEIA TAMBÉM
Morre mulher esfaqueada no Largo da Catedral, em Campinas; polícia muda caso para homicídio
Dengue em Campinas: Saúde emite alerta para oito bairros
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o suspeito vendia o material nazista através de um site. “A equipe do GER foi acionada e desmontou todos os artefatos. Eles encontraram TNT em duas granadas, além de detonarem outras duas granadas. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para cadeia pública de Limeira, ficando à disposição da Justiça”, informou o boletim de ocorrência.
A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Também é proibido fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
LEIA MAIS