- Publicidade -
CotidianoPancadas de chuva provocam novos alagamentos em Campinas; alerta segue

Pancadas de chuva provocam novos alagamentos em Campinas; alerta segue

Campinas tem acumulado de 135,8 milímetros de chuva em 72h e segue em estado de atenção e sob alerta de mais chuvas

- Publicidade -

 

Carros ficaram alagados em ruas e avenidas de Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Carros ficaram alagados em ruas e avenidas de Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

 

- Publicidade -

As fortes pancadas de chuva que atingiram Campinas na manhã desta quarta-feira (7) já provocaram alagamentos em vias da cidade. Esse é o terceiro dia seguido com registros de transtornos provocados por chuvas na metrópole. Segundo a Defesa Civil municipal, foram registradas nove ocorrências de transtornos nesta manhã (veja abaixo). 

De acordo com o Sidec (Sistema Integrado da Defesa Civil), Campinas segue em estado de atenção, com o acumulado de 135,8 milímetros de chuva em 72h. O acumulado eleva o risco de deslizamentos de terra e transtornos na cidade, que ainda segue sob alerta de chuvas fortes hoje.

ALAGAMENTOS

Moradores registraram alagamentos na parte interna e externa da Lagoa do Taquaral, em frente ao antigo kartódromo, na Avenida Dr. Heitor Penteado, com enxurradas e água chegando quase na altura das rodas de veículos que tentavam sair do espaço de estacionamento. O alagamento também impediu a passagem de carros pela avenida.

Outros pontos também ficaram alagados, como na Avenida Barão de Itapura e a Rua Cesário Mota, no bairro Botafogo. No bairro, um carro chegou a ter problemas mecânicos ao tentar atravessar a água e ficar ilhado. 

- Publicidade -

No Bonfim, a Rua Dr. Paulo Florence também ficou alagada. Na Vila Ipatura, vários carros estacionados  ficaram com água na altura das portas e a enxurrada levou lixos que estavam nas calçadas. Já no Parque da Amizade a enxurrada levou parte do asfalto da Rua José Martins dos Santos. A água também chegou a invadir algumas casas do bairro.

VEJA IMAGENS DA CHUVA NA CIDADE:


 
 
 

 

BALANÇO 

Segundo a Defesa Civil, foram registradas na manhã desta quarta-feira 9 ocorrências devido à chuva desta manhã. Foram elas:

  • dois deslizamentos
  • uma queda de galho de árvore
  • alagamento em um imóvel
  • dois registros de erosão,
  • uma queda de muro 
  • dois imóveis em situação de risco

Ainda de acordo com o órgão, as regiões mais atingidas foram a Leste com quatro ocorrências, seguida pela Norte, com três ocorrências e dois registros na região Sul.

DIA SOB ALERTA 

Ontem, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas intensas com risco de transtornos, incluindo alagamentos na região de Campinas, para essa quarta-feira. Segundo o aviso de risco meteorológico, hoje o dia teria “condições para chuvas intensas e contínuas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados”.

De acordo com o órgão, há previsão para acumulados moderados, estimados em 80 milímetros, para a região de Campinas, Sorocaba, Bauru e Araraquara.

“Como o solo já se encontra encharcado e há previsão para acumulados moderados, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, informou o alerta da Defesa Civil.

TRANSTORNOS

Ontem a Defesa Civil de Campinas registrou 22 ocorrências de transtornos causados pela chuva. Foram oito quedas de galhos e árvores, alagamento em cinco imóveis, além de três registros de erosão e quatro muros e dois imóveis em situações de risco. 

Segundo o órgão, as regiões mais atingidas foram a Sul e a Leste com seis ocorrências em cada uma, seguida pela Noroeste com quatro ocorrências e a Sudoeste e Norte, com três registros em cada. O maior índice pluviométrico registrado ontem foi no Jardim das Bandeiras, que teve 55,8 milímetros de chuva. 

Na segunda-feira, um forte temporal no período da tarde também alagou algumas ruas do Centro da cidade. A tempestade ocorreu durante a partida do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Na Rua Barão de Jaguara o grande volume de chuva fez a água encobrir rodas de carros estacionados na via.
Além disso, famílias do Jardim São Marcos tiveram prejuízos com casas alagadas após o Ribeirão Quilombro transbordar (leia aqui).

PREVISÃO

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o tempo segue instável nesta quarta-feira, com potencial elevado para temporais severos, incluindo rajadas de vento, muitas descargas elétricas, chuva localmente forte e volumosa, e não se descarta ocorrência de granizo.

“Esse quadro meteorológico demanda atenção redobrada com relação a impactos como alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos, queda de árvores/galhos e  outros riscos associados à chuva forte e granizo”, reforçou o Cepagri, também recomendando atenção especial no trânsito.

“Além de pista molhada e do acúmulo de água, a redução de visibilidade apresentam maiores riscos de acidentes”.

ATÉ QUANDO VAI A CHUVA?

Nesta quarta-feira as temperaturas ficam entre 20ºC e 28ºC e a partir de quinta-feira o tempo deve voltar a firmar na região, com chances de chuva praticamente nulas até o sábado.

“Para a quinta-feira, previsão de predomínio de sol e temperaturas entre 17ºC e 29ºC, e para sexta-feira, segue a condição de predomínio de sol e temperaturas entre 16 e 31ºC. O tempo deve permanecer firme até pelo menos o domingo, e as temperaturas sobem ainda mais. Entre segunda e terça-feira, a instabilidade e as chuvas retornam à região, e uma frente fria é esperada para meados da semana”, completou o Cepagri.

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -