- Publicidade -
Cotidiano‘Perdemos tudo’: moradores têm casas alagadas após transbordamento do Ribeirão Quilombo, em Campinas

‘Perdemos tudo’: moradores têm casas alagadas após transbordamento do Ribeirão Quilombo, em Campinas

Segundo a Defesa Civil, sete casas ficaram alagadas por causa do transbordamento do Ribeirão Quilombo

- Publicidade -

 

Casas ficaram alagadas após transbordamento de Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Casas ficaram alagadas após transbordamento de Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

A chuva forte que atingiu Campinas durante a tarde de ontem (5) causou transtornos para famílias no Jardim São Marcos. Segundo a Defesa Civil, sete casas ficaram alagadas por causa do transbordamento do Ribeirão Quilombo. Em imagens, moradores registraram casas alagadas, móveis e eletrodomésticos perdidos e o longo processo de limpeza para retirada da água e da sujeira. 

- Publicidade -

“Alagou tudo, perdemos móveis, perdemos mantimento, perdemos roupa, perdemos colchão, perdemos tudo, infelizmente. E não é a primeira vez, é todo ano. Fazem mil promessas para melhorar e não melhora nada, é uma vergonha”, desabafou a diarista Ivete da Silva em entrevista à EPTV Campinas. 

“Destruiu tudo, é geladeira destruída, guarda-roupa, cama destruída, foi muito rápido, encheu muito rápido”, relatou Aparecido Bezerra, também morador do bairro. 

 

LEIA TAMBÉM

Motoristas paralisam ônibus e causam transtornos para passageiros durante chuva em Campinas

Tempo instável com chance de temporal: veja a previsão para a terça-feira em Campinas

- Publicidade -

A dona de casa Alzira Ramos também relatou o desespero durante a chuva e o alagamento na casa. Segundo ela, eletrodomésticos que ficaram flutuando com a água quase atingiram ela e a família. 
 

“Eu não consegui salvar nada, quase morri porque a geladeira caiu em cima de nós, virou fogão, e com criança pequena precisou sair correndo com elas”, desabafou, ainda indignada citando o descaso da Prefeitura. 

“Quando fizeram a rua garantiram que não ia entrar mais nada, que já entrava um pouco. A rua de terra estava melhor que o calçamento que eles fizeram. Essa foi pior que todas as enchentes que já deram aqui. A água começou a subir, o encanamento entupido e estourou o encanamento que eles fizeram ai e a água voltou tudo para baixo e entrou tudo dentro de casa”, explicou. 

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Em nota, a Prefeitura informou que equipes estão no Jardim São Marcos para garantir todo atendimento à população. 

“A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a limpeza nas margens, a retirada de descarte irregular (lixo e entulho jogados no chão e no córrego) e desassoreamento do ribeirão. A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e a Cohab estão atendendo as famílias atingidas. Elas receberam colchões, cobertores e o cartão nutrir”. 

Segundo a Defesa Civil, que também atua no local, não houve dano às moradias que justificasse a remoção das pessoas. De acordo com a Prefeitura, o alto índice de chuva em pouco tempo pode ter dificultado o escoamento da água, além de lixos e entulhos que entopem os bueiros. 

 

“A região do Jardim São Marcos recebeu um conjunto de obras de infraestrutura, por meio do PAC Quilombo, totalmente concluída há um mês, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas. Uma das principais obras, com o objetivo de conter inundações, foi a construção da barragem do Quilombo. O projeto englobou infraestrutura nos bairros ao redor, como construção de sistema de drenagem, pavimentação, recapeamento e instalação de redes de água e esgoto.São vários os motivos que podem causar alagamentos como alto índice de chuva em pouco tempo, o que dificulta o escoamento da água; e lixo e entulho descartados irregularmente, que entopem as bocas de lobo e os leitos de córregos. Por isso, é fundamental que a população colabore e descarte corretamente os resíduos”.

 

VEJA IMAGENS:


 
 
 

 

 

MAIS CHUVA 

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, até quarta-feira o tempo segue instável, com muitas nuvens e chuvas impulsionadas pela entrada organizada de umidade sobre o estado e pela influência da Alta da Bolívia – um sistema meteorológico típico da estação chuvosa.

Para essa terça-feira, a previsão é de dia nublado e chuvoso. As temperaturas ficam entre 20ºC e 25ºC, e há maior potencial para desenvolvimento de temporais, associados principalmente à rajadas de vento e chuva localmente forte/volumosa.

 

LEIA MAIS

Últimos classificados para as quartas de final serão definidos nesta terça
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -