O abastecimento de água nas regiões do Campo Grande, Ouro Verde e DICs foi restabelecido no final da tarde desta sexta-feira (6), em Campinas. O serviço havia sido interrompido ontem (5), após um problema com a energia elétrica da estação de água que abastece 98% dos imóveis do município.
De acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo saneamento da cidade, os reservatórios já começaram a armazenar água novamente. Além disso, a empresa salientou que o consumo de água tem aumentado com o calor intenso das últimas semanas.
“O calor intenso tem feito com que o volume que é distribuído seja consumido imediatamente, o que ainda deixa pontos da cidade, especialmente os mais altos e distantes, com o fornecimento comprometido”, informou.
Processo de captação
A Sanasa ainda informou que o processo de captação e distribuição de água é mais complicado do que o fornecimento de energia elétrica e que demora mais para ser restabelecido.
“Ao contrário do que acontece com o fornecimento de energia elétrica, que trafega pelos fios e chega quase instantaneamente às casas, o processo de captação, tratamento e distribuição de água é mais complexo”, disse.
Segundo a empresa, a água é captada do rio por meio de bombas e segue para as estações de tratamento. Após ser tratada, é transportada por adutoras, subadutoras e redes de distribuição para chegar aos imóveis, em um processo mais longo e demorado. No caso de Campinas, a empresa informou que a água chega a percorrer cerca de 40 km para abastecer todos os imóveis.
“A companhia continua captando e tratando 4 mil litros de água por segundo e mantém suas equipes trabalhando para o restabelecimento pleno do abastecimento. A Sanasa reforça o pedido para que a população continue economizando água e agradece a compreensão de todos”, finaliza a nota.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS