Apesar de ainda não ter chegado ao fim, este mês de abril já é o mais quente dos últimos 8 anos na região de Campinas. Dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) mostram que a média das temperaturas máximas registrada na cidade até esta quarta-feira (24) é a maior desde 2016.
Veja a evolução nos últimos anos:
- 2016: 32,2°C
- 2017: 28,2°C
- 2018: 28,8°C
- 2019: 29,2°C
- 2020: 28,2°C
- 2021: 27°C
- 2022: 28,6°C
- 2023: 28,6°C
- 2024: 31,6°C
Com base nos dados, os últimos sete anos se mantiveram próximo à média histórica para o mês de abril, que é de 28°C. A tendência é que a média de temperatura máxima aumente ainda mais até o final deste mês, por conta do ‘calorão’ que continua presente nos próximos dias.
Por que o mês de abril está tão quente?
Apesar de ser incomum nesta época do ano, o destaque do mês de abril como o mais quente dos últimos 8 anos não é uma grande surpresa, diante das altas temperaturas e da onda de calor que está de passagem pelo Interior paulista.
Meteorologistas explicam que um dos fatores que tem influenciado no ‘calorão’ é o El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e também foi o responsável pela média alta nas temperaturas para o mês em 2016. Porém, esse sistema está enfraquecendo, e deve se manter até junho ou julho.
O estado de São Paulo também continua com a umidade relativa do ar em estado de alerta ou atenção em boa parte das cidades.
Frente fria no Interior de SP
Por outro lado, a região Sul do estado de São Paulo tem previsão de chuvas para os próximos dias por conta de uma frente fria que se formou, mas que está passando muito afastada pelo oceano. Ela não tem força para chegar ao Interior do estado por causa do bloqueio atmosférico causado pelo sistema de alta pressão.
*Com informações de Aline Olaya/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Obras de desassoreamento do Rio Piracicaba são iniciadas
XV de Piracicaba efetiva técnico do Sub-20 para a Copa Paulista