A secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta segunda-feira (22) uma nova lista com 12 bairros com alto risco de transmissão da dengue. Os locais foram selecionados com base nos casos confirmados ou suspeitos da doença nos últimos sete dias.
As novas regiões em alerta para a dengue em Campinas são:
- Nova Campinas e Jardim Nilópolis (Leste)
- Bonfim, Jardim Chapadão e Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte)
- Jardim Paulicéia e Jardim Lisa (Noroeste)
- Parque Industrial e Parque Jambeiro (Suleste)
- Jardim Santa Lúcia, DIC IV e Parque Vista Alegre (Sudoeste)
Segundo o comunicado da Prefeitura, o boletim semanal de áreas com alto risco de transmissão ocorre em meio ao alerta para um possível aumento expressivo do número de casos da dengue a partir deste mês. Desde 1º de janeiro foram contabilizados 466 moradores infectados (saiba mais aqui).
E os bairros com alto risco da dengue já citados?
De acordo com o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), os bairros que foram citados em boletins anteriores, assim como demais regiões de Campinas, precisam intensificar medidas preventivas, principalmente no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O boletim da semana passada incluía locais como o Condomínio Parque da Hípica e o Jardim Guarani.
Operação de guerra
A Prefeitura de Campinas já fez três mutirões em 2024, como parte da chamada “operação de guerra” para prevenção e combate à dengue. As últimas ações passaram a contar com o uso de drones para visualizar imóveis fechados e apoio de chaveiros, quando necessário. A operação está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
O primeiro mutirão, no dia 6 de janeiro, contemplou sete áreas: Jardim Santo Antônio, DICs 3, 4 e 5, e trechos do DIC 6, Jardim Rosalina e Jardim Santos Dumont. Já o segundo ocorreu no Jardim Eulina, entre os dias 11 e 12.
O terceiro e mais recente mutirão ocorreu sábado (20), em quatro bairros: Jardim Eulina, Jardim Quarto Centenário, Bonfim e Castelo.
Orientações sobre os sintomas
Caso o morador tenha febre e mais dois sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor articular, dor atrás dos olhos), ele deve procurar um centro de saúde para receber atendimento e orientações.
Por outro lado, se apresentar tontura, dor de barriga muito forte, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, a busca por auxílio deve ser feita em pronto-socorro ou em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Aprenda 10 estratégias para se destacar no TikTok
Concurso Nacional Unificado registra mais de 200 mil inscrições em 24 horas