- Publicidade -
CotidianoAo menos 8 pessoas da região de Campinas estão presas por invasão em Brasília; veja lista

Ao menos 8 pessoas da região de Campinas estão presas por invasão em Brasília; veja lista

Governo do Distrito Federal divulgou lista com nomes de pessoas presas por participação em ataques terroristas na praça dos três Poderes

- Publicidade -
Moradores da região de Campinas estão presas por invasão em Brasília (Foto: Reprodução/EPTV)
Moradores da região de Campinas estão presas por invasão em Brasília (Foto: Reprodução/EPTV)

O governo do Distrito Federal divulgou nesta terça-feira (10) a lista de nomes de presos por participação nos ataques terroristas a praça dos três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Do total de mais de 350 pessoas, ao menos oito são da região de Campinas.

O levantamento foi feito pela EPTV Campinas. A relação de nomes foi divulgada pela secretaria de estado de Administração Penitenciária do Distrito de Federal. Da região de Campinas, os nomes são:

- Publicidade -

1 – Davi Emanuel Pereira Domiciano
Sumaré – 41 anos – operador de máquina

2 – Givair Batista Souza
Sumaré – 49 anos – autônomo (passagem por roubo)

3 – Haroldo Wilson Roder
Americana – 57 anos 

4 – Reginaldo Carlo Begiato Garcia
Jaguariúna – 55 anos – técnico de logística

5 – Crisleide Gregorio Ramos
Campinas – 28 anos – manicure

- Publicidade -

6 – Edineia Paes da Silva dos Santos
Santa Bárbara d’Oeste – 37 anos – cabelereira

7 – Maria Aparecida Medule
Americana – 51 anos – vendedora

8 – Marileide Marcelino da Silva
Mogi Guaçu – 51 anos

LEIA TAMBÉM

Classificação de Vestibulinho das Etecs é divulgada; veja calendário

Bomba antiga encontrada em sótão de casa é detonada, em Paulínia

 

Além dos nomes, foram detalhadas as datas de nascimento de cada participante detido pelos atos antidemocráticos. Entre as acusações estão golpe de estado, dano ao patrimônio e lesão corporal. Os ataques aconteceram no STF (Supremo Tribunal Federal), no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. Um grupo de golpistas foi levado já no domingo para o Centro de Detenção Provisória 2, na Papuda. As mulheres estão na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

Além dos crimes de golpe de estado, dano a bem público e lesão corporal após o confronto com policiais e a invasão, Alguns também foram presos por porte de arma branca, corrupção ativa e roubo. Isso porquê alguns jornalistas tiveram materiais de trabalho roubados no domingo.

DEMAIS PARTICIPANTES

Além dos identificados acima, outros bolsonaristas da região de Campinas que participaram dos atos golpistas em Brasília, no Distrito Federal, neste domingo (8) registraram imagens da depredação no STF (Supremo Tribunal Federal), no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. Uma das participantes seria uma diretora de uma escola estadual de Campinas que deve ser alvo de apuração da pasta de Educação.

Em vídeos e transmissões ao vivo feitas nas redes sociais, os golpistas gritaram palavras de ordem, demonstraram apoio aos atos terroristas que destruíram os prédios públicos e até mencionaram o apoio financeiro que receberam para realizar a mobilização, a invasão e a destruição em Brasília. Entre eles, esta diretora da Escola Estadual Luis Galhardo Sávio de Oliveira, que fica no bairro Jardim Cura D’Ars, em Campinas.

Em um vídeo, Yacy Sávio de Oliveira, demonstra apoio aos atos. “Algo tem que ser feito. Para melhor ou para o pior”, disse. Após os atos, a secretaria estadual de Educação foi procurada pela EPTV Campinas e se manifestou por meio de uma nota. “Uma apuração sobre as ações da servidora será aberta e, provada a ação criminosa, ela poderá ser afastada”, detalha o texto.

Outro bolsonarista que participou dos atos golpistas neste domingo também usou as redes sociais para agradecer aos “patrocinadores” que permitiram a viagem até Brasília. Na gravação, Samuel Faria, de Amparo, na região de Campinas, agradeceu aos “amigos patriotas” que “patrocinaram com o PIX”.

“O dinheiro está na conta. Obrigado amigos patriotas, pessoal de Amparo, do QG, muitos amigos patrocinando a gente aí com o PIX”, alega ele no vídeo gravado dentro de um dos prédios dos três poderes invadidos pelos terroristas.

Outro homem, de Campinas, se identifica como Symon Patriota e aparece em imagens transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Nos registros, ele está sobre a rampa do Congresso. “Brasília está sendo tomada pela cidade de Campinas, pelos patriotas, essa rampa nunca foi da esquerda”, afirma em um dos trechos.

Nas redes, ele se apresenta como um dos organizadores da mobilização bolsonarista iniciada logo após as eleições em frente à Escola de Cadetes de Campinas. No perfil, ele dizer ser um “bolsonarista patriota que foi convocado para salvar a nação”, e compartilha um contato para receber doações via PIX. 

LEIA MAIS

PF libera idosos e mães com crianças detidos em atos golpistas; total é de 599 pessoas

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -