Um apagão nacional causou falta de energia em diversos pontos de Campinas e cidades da região na manhã desta terça-feira (15). No país, há registros de queda de energia em municípios de ao menos 18 estados .
Em Campinas, a falta de energia afetou moradias, escolas e empresas na região das avenidas das Amoreiras, Ruy Rodriguez, além de bairros da região do Parque Ipiranga, Parque Eldorado, São Domingos, Jardim Aurélia, Satélite Íris e Jardim Itatinga, entre outros pontos.
LEIA TAMBÉM
Veja quando lojas do Makro serão reabertas por novos proprietários
Cohab e MRV fazem 2º feirão da casa própria nesta semana; veja descontos
Na Escola Estadual Pedro Salvetti Netto, no Parque Ipiranga, alunos registraram as salas sem luz. Segundo coordenação da escola, a falta de energia começou por volta de 8h20, mas por volta de 9h a situação já tinha sido normalizada. As aulas não foram afetadas.
Já em diversos bairros o fornecimento ainda não tinha sido reestabelecido por volta de 9h30. Moradores também relataram semáforos sem funcionamento na região.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) confirmou eixos das avenidas Amoreiras, Piracicaba, Camucim e Jonh Boyd Dunlop com instabilidade. A assessoria de imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos informou que o gerador do terminou chegou a ser acionado, mas voltou imediatamente.
Os registros de falta de energia também foram registrados em cidades da região, como Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba.
Desligamento no sistema
Em nota, a CPFL Energia confirmou que registrou, na manhã desta terça-feira um “desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”.
Segundo a empresa, o desligamento causou interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE.
“A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente à causa”, informa em nota.
Apagão nacional
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.
“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.
O Ministério de Minas e Energia informou que equipes estão trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
“O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, completou.