- Publicidade -
CotidianoApós atrasos, secretário prevê conclusão do BRT até o meio do ano

Após atrasos, secretário prevê conclusão do BRT até o meio do ano

Secretário afirmou conclusão no meio do ano, mas cronograma ainda prevê obras após esse prazo

- Publicidade -

Obra do BRT segue inacabada na Rua Piracicaba (Foto: Denny Cesare/Código19)

Após atrasos e indefinições sobre a real data de entrega da obra finalizada do BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus), o secretário de Infraestrutura de Campinas, Carlos José Barreiro deu até o meio deste ano o prazo para a conclusão do sistema. 

- Publicidade -

A declaração do secretário foi feira em entrevista à EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão). Mesmo afirmando a conclusão no primeiro semestre, Barreiro citou que até o meio do ano dois grandes viadutos podem não estar ainda totalmente prontos. 

Sobre os ônibus especiais, que são previstos para a circulação nos corredores, secretário também afirmou que a licitação está em andamento, e deve ser finalizada junto com término de obras. 

“Até o meio deste ano nós estaremos com tudo concluído. Temos dois grandes viadutos que não afetam o desempenho do sistema e estarão sendo executados também. Os ônibus estão numa licitação que está em andamento, que deverá, se tudo correr bem, ficar concluída junto com o término das obras”, garantiu. O cronograma de obras no entanto, prevê trechos prontos após esse prazo (leia mais abaixo).

As primeiras intervenções do BRT em Campinas começaram no final de 2017. A previsão inicial era que tudo estaria pronto no início de 2020, mas desde então a finalização da obra vem sofrendo sucessivos adiamentos. Segundo a Prefeitura, 94% das obras estão concluídas atualmente, com 34,2 km liberados. 

PRAZOS 

- Publicidade -

No começo do ano, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) disse, durante transmissão nas redes sociais, que a entrega do BRT ainda estava sem prazo para ocorrer, citando ainda faltam três grandes intervenções, como pontes e viadutos, além de pequenos trechos ao longo de toda obra. 

Já final do ano passado, o então prefeito Jonas Donizette (PSB) fez um anúncio para entregar o que ele chamou de “obra 100% operacional”, apesar de diversos trechos ainda estarem inacabados. 

A Prefeitura afirma que os corredores estão 100% operacionais para o sistema de transporte convencional desde dezembro e diz que 96% de corredores estão pavimentados. 

OPERACIONAL MAS NÃO TANTO 

Apesar da Administração garantir a funcionalidade dos corredores, no final do ano a reportagem do ACidade ON constatou que isso não ocorre em todos os trechos como foi afirmado. A obra na Rua Piracicaba ainda segue inacabada (leia aqui)

Neste ano, moradores dos arredores afirmam que as obras na região da rua estão paradas há pelo menos seis meses. 

“De vez em quando vêm aí uns dois ou três [funcionários], dá uma capinada, porque plantaram grama e já virou mato” disse o comerciante Marcos Luz. 

O BRT 

A implantação dos corredores BRT Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral é a maior obra de Mobilidade Urbana já realizada no município. Os investimentos são da ordem de R$ 450 milhões.

São 36,6 km de corredores, ligando a região central aos distritos do Ouro Verde e do Campo Grande. No total são 36 estações, sete terminais e 18 pontes e viadutos, incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas. O sistema BRT vai beneficiar, diretamente, 450 mil pessoas 

CRONOGRAMA DE CONCLUSÃO DE OBRAS EM 2021

– Conclusão do viaduto na Avenida Camucim sobre a linha férrea (Corredor Ouro Verde) até julho

– Finalização dos terminais Campos Elíseos (até março para uso do sistema convencional e BRT até julho) e Ouro Verde (previsão até agosto)

– Trecho entre Terminal Mercado e Vila Aurocan (Corredor Campo Grande ) março

– Trecho entre Vila Aurocan até o Itajaí, que inclui passagem sob o viaduto da Anhanguera até abril

– Viaduto na Avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes (Corredor Campo Grande) conclusão até dezembro

– Viaduto na altura da Avenida Transamazônica (Corredor Campo Grande)- conclusão em dezembro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -