Após a ação da Guarda Municipal de Campinas para desocupar uma fazenda invadida por representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nesta segunda-feira (15), membros do movimento se dirigiram à frente da Prefeitura em protesto.
Protesto na Prefeitura
Com faixas e cartazes, o grupo que tentou ocupar a área situada no Parque Shangrilá foi recebido pelo vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, e outros representantes do governo durante a tarde, para discutir a tentativa de ocupação em uma propriedade privada. A reunião ocorreu no Salão Vermelho do Paço Municipal.
A área desocupada pertence à fazenda Santa Mariana. Duzentas famílias se instalaram no local. O grupo chegou ao local por volta de 6h, mas deixou o espaço pouco antes do meio-dia, após a chegada de uma equipe de guardas municipais com capacetes e escudos. Não houve confusão e ninguém ficou ferido.
Durante a reunião, o vice-prefeito explicou que a ação da Guarda Municipal se baseou em um decreto municipal em vigor desde 2010, que estabelece um Grupo de Controle e Contenção de Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais na cidade.
afirmou Wanderley
“Não recuso o diálogo, não me oponho a revisar procedimentos, mas devemos seguir as normas”
Foi proposto ao movimento o cadastramento das famílias para o auxílio-moradia, porém, não houve consenso. Os representantes do MST sugeriram uma nova reunião com a Administração.
Após o encontro, os membros do movimento deixaram o Paço Municipal, onde estavam desde o início da tarde desta segunda-feira.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Explosivo é achado em escombros seis dias após roubo a banco
Vídeo mostra ônibus descontrolado invadindo posto de gasolina