- Publicidade -
CotidianoApós morte de soldado por febre maculosa, Exército intensifica limpeza de locais

Após morte de soldado por febre maculosa, Exército intensifica limpeza de locais

Soldado Guilherme Augusto de França Rodrigues foi a 1º morte da cidade pela doença em 2022; vítima tinha 18 anos

- Publicidade -

28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)
28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)

O Exército Brasileiro disse que intensificou a limpeza de locais onde atividades militares são realizadas após a confirmação da morte do soldado Guilherme Augusto de França Rodrigues por febre maculosa em Campinas.

A nota do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, divulgada nesta quarta-feira (18), diz ainda que a institutição “está prestando toda assistência necessária à família do militar”.

- Publicidade -

Rodrigues morreu vítima de febre maculosa em Campinas, sendo a primeira morte registrada no ano no município, assim como também o primeiro caso. Ele tinha 18 anos.

O Comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada disse em nota que: “intensificou a limpeza dos locais onde as atividades militares são realizadas, objetivando eliminar a presença de carrapatos em regiões próximas às áreas de treinamento”.

O Exército disse também, por fim, que é importante destacar que os exercícios no terreno são acompanhados por equipe médica e que os militares são orientados a usar repelente durante as atividades de campo, além de buscar atendimento médico imediato na ocorrência de quaisquer sintomas.

CONFIRMAÇÃO

A confirmação da morte do soldado por febre maculosa foi feita ontem (17) pela secretaria de Saúde de Campinas.

De acordo com a pasta, o óbito aconteceu em 24 de abril, quatro dias após o paciente apresentar os sintomas. Além disso, o local provável da infecção fica na região Norte (veja sintomas abaixo).

- Publicidade -

“Este também é o primeiro caso da doença confirmado este ano. Em 2021, foram 11 casos e cinco mortes. Em 2020, foram sete casos e cinco óbitos”.

A secretaria comunicou ainda a realização de uma ação educativa sobre a febre maculosa no Parque Linear José Mingone, no Jardim Capivari, na próxima quinta (19).

INVESTIGAÇÃO

A confirmação foi divulgada cerca de 20 dias após o anúncio de que um caso suspeito era investigado no município. A notificação foi publicada em 26 de abril pela Prefeitura.

Na ocasião, o CMSE (Comando Militar do Sudeste) disse que a vítima atuava no 28º BI Mec (28º Batalhão de Infantaria Mecanizado), em Campinas.

Além disso, também afirmou que o soldado havia participado de uma atividade de formação entre os dias 10 e 14 de abril.

DOENÇA E SINTOMAS

Causada por uma bactéria e transmitida pelo carrapato conhecido como estrela, a febre maculosa é uma infecção grave, que tem cura se o tratamento for iniciado rapidamente. 

Não existe vacina e não é possível eliminar totalmente o carrapato. Com isso, pessoas que residam, trabalhem ou tenham frequentando áreas com vegetação, devem ficar atentas aos sintomas:

– Febre

– Dor de cabeça

– Dor intensa no corpo

– Mal-estar generalizado

– Náuseas

– Vômitos

– Manchas vermelhas pelo corpo (em alguns casos)

O QUE FAZER?

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. “Pois os indicativos podem ser confundidos com outras doenças, como dengue e viroses respiratórias”, diz a Saúde.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -