O homem que atacou parentes da ex-esposa a tiros na quarta (8), em Campinas, se escondeu em uma árvore perto da Praça Arautos da Paz logo depois de fugir e abandonar o carro usado nos crimes. Antonio Marcos Alberguine era procurado pela PM (Polícia Militar) e se entregou nesta sexta-feira (10) a uma equipe da corporação após se identificar em uma empresa na Estrada Velha de Indaiatuba.
No relato feito aos policiais militares responsáveis pela prisão, o atirador que matou a madrasta da ex-companheira e feriu outros dois familiares dela contou que saiu a pé do local onde deixou o veículo, na Vila Nogueira. Ele caminhou por alguns quarteirões até a as proximidades da praça, no Taquaral, onde se escondeu até o anoitecer em uma árvore. Depois disso, deixou a área e foi até a região central.
No Centro, ele chegou a se movimentar pela região da Rua 13 de Maio antes de se dirigir até a Rodovia Lix da Cunha, conhecida como Estrada Velha de Indaiatuba. No local, ele se escondeu em uma área de mata até decidir se render na manhã desta sexta, quando foi até uma empresa de concreto e se identificou. A polícia foi chamada e prendeu o criminoso perto do estabelecimento.
Questionado sobre como Alberguine estava no momento da prisão, o tenente do 47º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Leonardi Rocha, detalhou que o homem não disse o motivo que o fez se entregar e relatou que não recebeu ajuda de outras pessoas. “Ele não falou pra gente se ele se alimentou, mas falou que estava tomando água”, afirmou. A arma usada no crime foi entregue aos policiais.
A investigação
A investigação da Polícia Civil é comandada pelo 3º DP (Distrito Policial) da cidade. Até o momento, a apuração aponta que o homem tinha pessoas com vínculos familiares com a ex-esposa como alvos específicos. Com isso, foi descartado o boato de que ele percorreu a cidade atirando aleatoriamente em moradores. As informações falsas circularam nas redes sociais logo após os ataques nos bairros Vila Teixeira e Bom Sucesso.
Prisão temporária e pistas
A Justiça decretou a prisão temporária dele na tarde desta quinta (9). A medida foi solicitada pela Polícia Civil e é válida por 30 dias. Ontem, a ex-mulher do criminoso prestou depoimento. Na tarde de quarta, o veículo Fiat Argo branco usado por Alberguine foi encontrado abandonado em uma rua do bairro Vila Nogueira, na região do Taquaral.
No interior do carro, que está no nome do assassino, os policiais localizaram oito cápsulas e uma escada. O automóvel passou por perícia da Polícia Técnica e foi apreendido.
Horas depois de ter acesso ao veículo, a polícia divulgou as imagens de uma câmera de segurança que gravou o momento em que o autor atira contra Michelle Aparecida Cardozo Juventino, de 42 anos, e o marido dela, de 46. A mulher morreu no local e o homem foi levado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde segue internado. O ataque aconteceu no bairro Bom Sucesso.
Antes disso, porém, Antonio já havia baleado outro homem na Vila Teixeira. A vítima conseguiu pedir socorro e também continua em tratamento (leia abaixo).
Quem é o atirador?
O atirador trabalhava como instalador de ar-condicionado e é autônomo há cerca de um ano. Ele é pai de três crianças e perdeu uma filha de 2 anos em março deste ano. Segundo o boletim de ocorrência, um dos familiares dele relatou aos policiais militares que o homem apresentava comportamento paranoico, achava que as vítimas iriam matá-lo e que isso pode ter motivado os dois ataques.
Como foram os ataques?
A primeira vítima foi o padrasto da ex-companheira de Antonio. Ele foi baleado na Rua Filantropo Vicente Melilo, na Vila Nova Teixeira, por volta de 7h da manhã. Após cometer o primeiro crime, ele seguiu e baleou o pai e a madrasta da ex-mulher na Avenida Paulo Cuba de Souza, no bairro Bom Sucesso.
A mulher de 42 anos não resistiu aos ferimentos. Ela era madrasta da ex-mulher de Alberguine e estava em um Pálio preto com seu companheiro, Wladmir Aparecido Praxedes, de 46 anos, que também ficou ferido. Praxedes é pai da ex-mulher do atirador e chegou a fornecer algumas informações sobre o ataque.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294