- Publicidade -
CotidianoBebê pode perder movimentos da mão após negligência em hospitais

Bebê pode perder movimentos da mão após negligência em hospitais

Recém-nascida de Santa Bárbara d’Oeste sofreu uma lesão na mão por conta da falta de cuidado durante a administração de medicamentos

- Publicidade -

Um casal de Santa Bárbara d’Oeste denunciou à polícia a negligência no atendimento prestado à filha de quatro meses em unidades de saúde da região. Segundo a família, a bebê Aylla, diagnosticada com bronquiolite, sofreu uma lesão na mão por conta da falta de cuidado durante a administração de medicamentos.  

A gravidade do ferimento fez com que a criança tivesse que passar por uma cirurgia, mas ela ainda corre o risco de perder os movimentos da mão. 

Entenda negligência sofrida pela bebê em hospitais 

A família conta que, primeiro, levou a criança para ser atendida no Pronto-Socorro Dr. Edson Mano, com febre e um quadro de bronquiolite. Na unidade, ela recebeu soro com medicamento na veia na mão esquerda. 

Como o local não era o mais adequado para o tratamento da recém-nascida, que na época tinha três meses, ela foi transferida para o Hospital Santa Bárbara. Na unidade, ela teria permanecido com um acesso na mão esquerda.  

Após dois dias de internação da criança, a mãe, Maria Eduarda Figueredo, percebeu que debaixo dos curativos havia um hematoma na mão esquerda da bebê. Segundo ela, a equipe médica não teria avaliado o acesso da criança até os ferimentos surgirem. A família relata que o acesso à medicação foi feito de forma inadequada, resultando em ferimentos graves na mãozinha da bebê. 

Então, Aylla foi transferida para o Hospital Estadual de Sumaré, onde se recuperou da bronquiolite e passou por cirurgia na mão por causa do ferimento causado pelo acesso de medicamento. Ela teve alta na última quarta-feira (17). 

Mesmo com a recuperação, os médicos informaram que a bebê pode perder os movimentos da mão devido ao ferimento, que afetou os tendões da mão de Aylla. 

- Publicidade -

Denúncia 

Diante da gravidade do ocorrido, a família da recém-nascida registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal, acusando as unidades de saúde de descaso e negligência no atendimento à bebê. “Foi uma falta de responsabilidade grande deles, por não terem avaliado a mão dela”, contou a mãe. 

As autoridades locais estão investigando o caso para apurar eventuais falhas no atendimento médico prestado à criança. 

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou em nota que o caso foi registrado como lesão corporal e é investigado pelo 1º DP (Distrito Policial) de Santa Bárbara D’Oeste. “A autoridade policial solicitou exames periciais junto ao IML e informações à instituição de saúde para auxiliar no esclarecimento dos fatos”, disse. 

O que dizem as unidades de saúde? 

A secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, responsável pelo Pronto-Socorro Dr. Edson Mano, afirmou que a criança recebeu todos os atendimentos necessários durante sua passagem pela unidade e que, no período em que esteve no Pronto-Socorro, a criança não apresentou nenhum problema relacionado à punção para fazer a medicação. 

Comentou ainda que o acesso permaneceu sem qualquer anormalidade durante todo o processo de transferência para o Hospital Santa Bárbara. 

Já o hospital mantido pela Santa Casa de Santa Bárbara d’Oeste informou que abriu uma investigação interna para apurar o ocorrido e identificar se houve falha no atendimento prestado. Lembrou também que está à disposição da família de Aylla para oferecer suporte.  

Por fim, o Hospital Estadual de Sumaré esclareceu que a paciente deu entrada na unidade no dia 27 de março, com infecção de vias aéreas e lesão na mão e no punho esquerdos. Ela fez cirurgia de enxerto de pele total no punho e segue em acompanhamento ambulatorial pela equipe de cirurgia plástica. 

*Com informações de Tiago Américo/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Obras de desassoreamento do Rio Piracicaba são iniciadas

XV de Piracicaba efetiva técnico do Sub-20 para a Copa Paulista

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -