- Publicidade -
CotidianoBolas de concreto da Campos Sales serão parcialmente trocadas por tachões após batidas

Bolas de concreto da Campos Sales serão parcialmente trocadas por tachões após batidas

Substituição será feita em alguns pontos a partir da próxima terça-feira (9); algumas esferas também serão reposicionadas

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas anunciou hoje (5) a substituição de parte das bolas de concreto na Avenida Campos Sales, no Centro, por tachões, após registros de batidas de veículos. Os tachões são dispositivos utilizados para separação das vias, normalmente feitos na cor amarela, com refletivos para ajudar na visibilidade noturna.  

Ontem, uma matéria do acidade on relatou que algumas esferas estavam soltas na avenida, devido a batidas de veículos durante manobras de estacionamento ou curvas. Inclusive, uma esfera foi parar em cima de um bueiro.  

- Publicidade -

As bolas de concreto foram colocadas no local em meados de janeiro durante as obras de revitalização da avenida com a intenção de separarem os veículos dos ciclistas e pedestres, aumentando a área de circulação das pessoas sem precisar ampliar a calçada. Porém, desde o início, a presença das esferas acumularam críticas por causa de sua funcionalidade. Cerca de 400 esferas foram instaladas no local.  

Em nota, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que decidiu reavaliar o projeto porque o “motorista campineiro não se adaptou” a este conceito de balizador de tráfego em alguns pontos.   

Em quais pontos as bolas de concreto serão trocadas?  

A Emdec informou que as bolas de concreto serão substituídas em alguns pontos, como em esquinas, próximas às vagas rápidas, entradas e saídas de prédios. As esferas removidas serão realocadas para o Parque das Águas e outros locais da cidade. 

A previsão é que a instalação dos tachões seja iniciada na próxima terça-feira (9). O número de esferas que serão substituídas ainda está em análise, mas a partir do início da substituição a empresa deve ter um mapeamento ao longo dos próximos dias. 

Ainda segundo a empresa, há a previsão de substituir parte das esferas por floreiras na medida em que o projeto de paisagismo da avenida, que compete à secretaria de Serviços Públicos, for sendo executado. “A implantação das floreiras já estava prevista no projeto original de repaginação da Avenida Campos Sales”, informou.  

- Publicidade -

De acordo com a Emdec, as equipes estão percorrendo toda a extensão da via que recebeu a obra e reavaliando a localização de algumas bolas de concreto. O deslocamento das esferas vem sendo causado pelo impacto de veículos durante as manobras para estacionar ou na circulação nos raios de curva.  

Em trechos como o que vai da Avenida Andrade Neves até a Rua 11 de Agosto, por exemplo, a empresa afirma que não foram registradas ocorrências envolvendo as esferas. Por isso, não haverá substituição nesse ponto. A partir da análise de cada trecho, algumas esferas serão reposicionadas e outras serão substituídas por tachões.   

Para que servem as esferas?  

A Emdec destaca que a instalação das bolas de concreto, que são balizadores, teve como objetivo proteger a circulação de ciclistas, separando a ciclofaixa da faixa de rolamento. Além disso, dar mais segurança ao pedestre nos cruzamentos.  

Segundo a empresa, os tachões que vão substituir as esferas em alguns pontos têm a mesma funcionalidade.    

Floreiras  

Também há a previsão de substituir algumas esferas por floreiras, ainda neste mês de abril, à medida que o projeto de paisagismo for sendo executado. Essa etapa da obra compete à Secretaria de Serviços Públicos.   

A Emdec informou que a implantação das floreiras já estava prevista no projeto original de repaginação da Avenida Campos Sales. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem

Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -