- Publicidade -
CotidianoQuando a obra da Campos Sales vai acabar? Entenda prazo

Quando a obra da Campos Sales vai acabar? Entenda prazo

Projeto de revitalização da avenida teve início em 26 de janeiro de 2023 e estava previsto para durar 12 meses, conforme anunciado no ano passado

- Publicidade -

Apesar de ter o prazo inicial para ser concluída em janeiro deste ano, a obra da Campos Sales deve se estender por mais algumas semanas durante o mês de fevereiro. O projeto de revitalização da avenida está em fase final, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), mas ainda depende de finalização de sinalização, além da instalação do mobiliário e paisagismo.   

A obra da Campos Sales teve início em 26 de janeiro de 2023 e estava prevista para durar 12 meses, conforme anunciado no ano passado. Porém, a Emdec destaca que o projeto ficou interrompido por cerca de 23 dias no final do ano, o que, somado ao alto volume de chuvas, pode ter impactado no avanço da obra.  

- Publicidade -

A interrupção aconteceu após pedido da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para minimizar os impactos durante as vendas do comércio no período natalino.  

Quando a obra da Campos Sales vai acabar?

Diante desse cenário, a empresa defende que a obra da Campos Sales “ainda está dentro do cronograma previsto”. Com base no prazo de 12 meses, e considerando a pausa de 23 dias, a revitalização deve ser concluída até o fim de fevereiro.   

Projeto de revitalização da Campos Sales
Projeto de revitalização da Campos Sales (Foto: Reprodução)


O que falta ser concluído?

De acordo com a Emdec, as obras de revitalização da Campos Sales estão em fase final. A previsão era de que toda a sinalização horizontal e vertical fosse finalizada na semana passada, além da sinalização da ciclofaixa. Mas, em atualização dada pela empresa, foi informado que esses serviços ainda não foram totalmente concluídos.  

A sinalização horizontal (solo), incluindo a sinalização da ciclofaixa, avançou do trecho entre a Senador Saraiva até a avenida Francisco Glicério, próximo ao Palácio da Justiça. No que se refere à sinalização de solo, restam retoques em pontos onde houve reposicionamento de caixas, além da sinalização complementar, como de vagas de estacionamento, por exemplo.  

Já a implantação de placas de sinalização está concentrada no trecho entre a Andrade Neves e a Senador Saraiva. “As equipes da Emdec trabalham na implantação das colunas e dos balizadores (esferas) em todo o trecho. A instalação das placas nas colunas será realizada na sequência”.  

- Publicidade -

Após o término desse serviço, faltarão ainda a instalação do mobiliário e o paisagismo.  

Impacto no trajeto de ônibus   

Perto de ser concluída, as intervenções realizadas na Campos Sales impactaram, principalmente, no trajeto de diversos ônibus do transporte público que circulavam pela avenida.   

Por conta da reforma, as linhas que possuíam veículos adaptados para embarque e desembarque à direita da via deixaram de circular de forma definitiva no trecho da Campos Sales, ou seja, não retornam para a avenida mesmo depois que as obras forem concluídas. Veja aqui quais são essas linhas de ônibus.  

Por outro lado, seis novos pontos de parada padrão “Glicério” foram instalados na avenida, entre as vias Onze de Agosto e José Paulino. Agora, ela conta com 16 abrigos no total. Confira na matéria completa como ficou a redistribuição das linhas de ônibus que continuam passando pela Campos Sales

Viva Campos Sales  

O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança. A proposta integra o PRAC (Plano de Requalificação da Área Central de Campinas) e de Resgate de Espaços Públicos.  

Entre as intervenções que devem ser entregues pelo projeto “Viva Campos Sales”, estão:   

  • Ampliação dos passeios;   
  • Faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos;   
  • Baias de estacionamento;   
  • Requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas;  
  • Nova iluminação pública e de monumentos;   
  • Nova sinalização semafórica;   
  • Mais câmeras de monitoramento;  
  • Mobiliário e paisagismo;   
  • Infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus;  
  • Áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e paisagismo e mobiliário serão ampliadas em 50% e as vagas de estacionamento em 107%.
     

As obras têm investimento de R$ 36 milhões. O projeto é conduzido pela Emdec, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Infraestrutura, Trabalho e Renda e Assistência Social. Envolve ainda a Setec, a CIMCamp, a IMA, a Sanasa, além dos parceiros privados CPFL, Telcomp, Acic e Comgás. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Como proteger o celular no Carnaval?

TikTok perde hits de Taylor Swift, Anitta e outros artistas

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -