A Prefeitura de Campinas concluiu a transferência dos cães e gatos resgatados para Mairinque, em São Paulo. O local fica a cerca de 100 km da cidade e foi construído especialmente para receber os pets. Com isso, a cidade vai voltar a organizar feiras de adoção de animais a partir do próximo mês (leia abaixo).
De acordo com o Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) de Campinas, os canis e gatis foram erguidos pela empresa vencedora da licitação para prestação de serviços de alojamento, manutenção e tratamento de animais.
A transferência foi feita de forma planejada e acompanhamento veterinário, mas a promessa é que, no futuro, Campinas tenha sede própria para os animais.
“As novas instalações abrigam os animais de forma digna, respeitando os conceitos de bem-estar animal em construções de alvenaria parcialmente cobertas, com proteção para vento e chuva e com solário e permitem ampla movimentação dos animais. O espaço conta ainda com área destinada para que os animais possam se exercitar e socializar ao ar livre”, afirma a secretaria.
De acordo com o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes, a contratação de um novo espaço em Mairinque foi necessária devido às condições gerais do abrigo no Dpbea. Como a estrutura foi herdada do antigo Centro de Controle de Zoonoses e adaptada para recebimento dos canis, a melhoria exigia uma reforma muito grande.
Quando e como serão as feiras de adoção de cães e gatos?
Com a contratação do novo abrigo em Mairinque, as feiras de adoção coordenadas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal vão voltar a acontecer em Campinas. A primeira foi marcada para o dia 26 de maio, um domingo, das 8h às 12h, no Parque Taquaral, na entrada principal do parque.
Segundo o diretor do departamento, Vagner Bellini, os cães e gatos abrigados no departamento são animais sem tutores, resgatados pelo Samu Animal em lugares públicos, gravemente doentes, acidentados, ou vítimas de maus-tratos.
“O animal recebe tratamento veterinário até que se recupere totalmente. Assim que aptos, os animais são encaminhados para o novo alojamento em veículos apropriados, com climatização. O transporte está incluso no contrato”, afirma.
Os animais recolhidos são tratados, vermifugados, castrados, microchipados e colocados para adoção. O Dpbea disponibiliza todos animais que esperam um novo lar no Portal Animal Campinas (clique aqui).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Obras de desassoreamento do Rio Piracicaba são iniciadas
XV de Piracicaba efetiva técnico do Sub-20 para a Copa Paulista