Com temperatura máxima próxima aos 30°C, Campinas registrou 28,6% de umidade relativa do ar ao longo desta quinta-feira (17), situação que colocou a cidade em estado de atenção. O alerta foi emitido pela Defesa Civil e a Prefeitura um dia antes da chegada prevista de uma nova frente fria à região (leia abaixo).
Conforme o aviso enviado pelo município, o índice de umidade abaixo dos 30% foi registrado às 16h na estação do Taquaral do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). Com base nisso, a Defesa Civil recomendou uma série de cuidados à população:
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15h;
Consumir água à vontade
Umidificar o ambiente com vaporizadores, usar toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em
áreas vegetadas etc.
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra detalhes do projeto de novo superlaboratório em Campinas
Veja vídeo da detonação do morteiro do Exército encontrado em Campinas
‘Calorão’ e ‘secura’
O calor desta quinta deve continuar ao longo desta sexta (18), segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. A temperatura máxima deve ser de 32°C, índice que deve ser alcançado com o auxílio das condições causadas por uma frente fria.
“A aproximação de uma frente fria na sexta alinhará os ventos em uma direção de noroeste, com intensidades moderadas e rajadas ocasionais sobretudo à tarde, transportando um ar mais quente e favorecendo a sensação de “calorão”, e a umidade relativa do ar mínima fica em torno de 25%”, detalha o órgão.
E no final de semana?
Já sob maior influência das mudanças geradas pela passagem de um ciclone extratropical, o sábado (19) deve ter o céu variando entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de chuvas à tarde, devido à passagem da frente fria pelo sul do estado e do Atlântico. As temperaturas ficam entre 18 e 27ºC.
“Entre o domingo (20) e a segunda-feira (21), há indicativos de chuvas volumosas e bem-distribuídas, decorrentes do desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre PR e SP”, exemplifica o boletim meteorológico do centro.
LEIA MAIS