Após a passagem de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar frio derrubarem as temperaturas no meio desta semana, as temperaturas máximas voltam a subir neste sábado (16) e domingo (17). Na região de Campinas, os termômetros podem marcar até 33ºC, segundo previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
De acordo com o Centro, não são esperadas chuvas ou ventos mais fortes durante o último final de semana do Inverno, que termina no próximo dia 23. Para o sábado, a expectativa é de predomínio de sol. O dia deve começar com áreas de neblina e temperaturas mais baixas. Contudo, as máximas podem chegar a 31ºC, devido ao afastamento da massa de ar frio.
LEIA TAMBÉM
Após um mês, Lagoa do Taquaral segue com água verde em Campinas
Polícia identifica homens que espancaram o ator Pedro Pauleey em rua de Campinas
“Áreas de neblina podem se formar em regiões de maior cobertura vegetal ou próximas a corpos d’água, que se dissiparão nas primeiras horas da manhã. O dia ainda amanhece com temperaturas relativamente baixas, com mínima em torno de 13ºC, mas no curso do dia as temperaturas sobem acentuadamente, devido tanto à condição de predomínio de sol quanto ao afastamento da massa de ar frio – a máxima está prevista em 31ºC”, afirma a previsão.
E o domingo?
A tendência para o domingo é de nebulosidade variável, com longos períodos de predomínio de sol entre manhã e tarde, e céu parcialmente nublado entre tarde e noite. Apesar da formação de nuvens, não há previsão de chuvas para Campinas. No domingo, as temperaturas ficam entre 19ºC e 33ºC.
“A baixa disponibilidade de umidade em diferentes camadas atmosféricas, no entanto, limitará o desenvolvimento dessas nuvens – dessa forma, não há expectativa para chuvas na região”, acrescenta o Centro.
Baixa umidade do ar
Devido a falta de chuvas, a umidade relativa do ar deve continuar baixa, com mínima entre 25% e 30%. Até o momento, a medição do Cepagri registrou 43,3 milímetros de chuva acumulada em quatro dias de precipitação. A média para o mês de setembro é de 62 milímetros, divididos em uma média de 5,8 dias.
Com a umidade relativa abaixo de 30%, o Centro orienta que os moradores de Campinas e região sigam algumas recomendações básicas. Veja abaixo:
- ingestão abundante de líquidos
- umidificação de ambientes
- hidratação da pele e de mucosas (nariz e olhos)
LEIA MAIS
TSE marca julgamento de recurso de Jair Bolsonaro contra inelegibilidade